Hoje venho falar-vos de um produto bastante referido na blogosfera, e que me suscitou bastante curiosidade: o Pore Minimiser da linha Tea Tree da The Body Shop.
O que diz a marca:
O nosso Pore Minimiser da Tea Tree faz com que os poros pareçam mais reduzidos.
Feito com óleo de tea tree biológico amacia a pele, prepara-a para a aplicação de maquilhagem, deixando a pele pura e fresca.
- Minimiza a aparência dos poros
- Matifica para um acabamento sem brilho
- Deixa a pele limpa e fresca
- Ideal como base de maquilhagem
Preço: cerca de 14 euros nas lojas TBS (eu paguei 12 euros pelo Ebay já com portes)
Quantidade: 30 ml
Porque o comprei:
- Precisava de um primer indicado para pele oleosa, que matificasse a pele durante o dia e que me disfarçasse os poros (no mínimo).
A minha opinião:
- Tem uma textura em gel, mas com uma consistência ligeira de silicone (típica dos primers).
- Gosto bastante do cheiro dele (muita gente detesta), acho-o fresco e agradável, típico do óleo de tea tree.
- Espalha-se muito bem. Não arde nem causa qualquer irritação.
- Deixa uma sensação aveludada na pele (não tanto como o Magix da Avon, por exemplo, mas penso que se deve à presença de maior quantidade de silicones).
- O acabamento é mate.
- A pele fica confortável. Não a sinto a repuxar.
- Não controla assim tão bem a oleosidade. No meu caso a diferença é mínima comparativamente à sua não utilização. Apenas controla quando utilizado em conjunto com o meu Hydrance Optimale Légere da Avène.
- Não disfarça muito bem os meus (grandes poros). Disfarça apenas ligeiramente.
- Não prolonga a duração da maquilhagem.
- Não o utilizei continuamente, por isso não tenho opinião quanto à redução efectiva do tamanho dos poros.
Conclusão:
- Foi um dos produtos que mais me arrependi de ter comprado, principalmente pelo preço.
- Confesso que me deixei levar pelo hype e fiquei "cega" com as promessas e opiniões de que era um óptimo produto e valia a pena o preço, nem sequer ponderei alternativas na altura da decisão - grande erro.
- E digo que fiquei "cega" porque existem alternativas ao mesmo preço que valem mais a pena, e que utilizam ingredientes amigos da pele oleosa e sensível, com tendência acneica. Falo, claro, dos produtos de farmácia, como é o exemplo do Sébium Pore Refiner da Bioderma e do Effaclar MAT da La Roche Posay - o Effaclar tem o mesmo preço e o da Bioderma custa mais 4 euros (que acho que vale a pena dar a mais), e ambos prometem matificar a pele e reduzir os poros dilatados.
- A partir de uma pesquisa que fiz, dei com um site (aqui) que apontava alguns "problemas" deste produto: "Apesar de conter ingredientes matificantes, nenhum deles se deve ao óleo de tea tree. Este óleo pode ser eficaz contra a bactéria que causa a acne, mas não na quantidade presente neste produto. Neste caso, o óleo de tea tree não dá mais do que a fragrância ao produto. Além disso, para ser eficaz no acne, tem de estar presente em concentrações superiores a 5%, mas mesmo nestes casos não produz qualquer efeito no tamanho dos poros. Quanto ao resto da fórmula, é um misto de bons ingredientes e ingredientes problemáticos. Um dos ingredientes mais problemáticos é o álcool. Apesar do álcool ter um papel preponderante no efeito matificante, a irritação que provoca na pele pode levar a uma piora na pele oleosa e no tamanho dos poros. Além disso causa secura, aumenta os danos dos radicais livres, prejudica a capacidade de cicatrização da pele, danifica a produção de colagéneo e estimula a produção de oleosidade Um outro problema é o misto de ingredientes absorventes e óleos, que pode confundir a pele por ser contraditório, ou seja, reduz o tempo em que os ingredientes absorventes mantém a pele sem brilho."
- Para além de não ter funcionado bem na minha pele, fiquei bastante desiludida com esta informação.
- Sem dúvida um produto que não voltarei a comprar.
- Tenho-o utilizado por descargo de consciência já que gastei o meu dinheiro neste produto, e como até controla a oleosidade e deixa um toque seco na pele quando utilizado com o meu hidratante da Avène, só o utilizo em conjunto com o mesmo.
Por acaso já me tinha chamado atenção mas depois da tua review dificilmente comprarei:)
ResponderEliminar