segunda-feira, 6 de maio de 2013

[Mini Review] Dalacin T para o Acne

Hoje trago-vos uma mini review de um dos antibióticos mais usados para o tratamento da acne: a clindamicina, que actua inibindo a síntese proteica da bactéria responsável pelo acne: a Propionibacterium Acnes, e que é vendido sob o nome comercial Dalacin T.


Não quero com isto incentivar o recurso a antibióticos, até porque estes acabam por afectar as boas bactérias, devendo a sua utilização ser vigiada por um dermatologista. Quero apenas dar conhecimento dos produtos que vou utilizando e dos resultados que produzem.

Apesar do meu conselho anterior, obtive este medicamento sem receita médica por cerca de 5 euros.

Para o efeito antibacteriano andava a utilizar desde o ano passado o óleo essencial de tea tree. Apesar da sua eficácia a secar e cicatrizar as borbulhas, ultimamente o acne andava mais persistente, e um medicamento hormonal que me foi receitado supostamente para o controlar, activou-me inflamações onde não costumo ter e encheu-me de acne não inflamatório em toda a zona do maxiliar (grrrr!) que eu até aqui não tinha em tão grande quantidade.

Foi exactamente por isso que optei por minha própria conta e risco recorrer a um medicamento para tratar.

É aconselhável utilizar esta solução durante 12 semanas, diariamente, para tratar devidamente o acne. No entanto, apenas o utilizei por 2 semanas.

Utilizava-o apenas de noite. É uma solução baseada em álcool e deve ser aplicada directamente nas zonas a tratar. Assim o fiz, com recurso a um cotonete, por questões de higiene. Depois de deixar secar por cerca de 15/20 minutos aplicava o meu hidratante de noite.

Comecei a notar melhorias após 3 dias. Não ardia, não escamava ou irritava a pele, nem notei sensibilidade.
Deixei de o utilizar porque o seu efeito secundário andava a incomodar-me: deixava-me a pele tão mas tão oleosa! (é um dos possíveis efeitos secundários indicados na bula) E nem sequer o utilizava de dia, mas lá estava a minha pele a produzir oleosidade a alta velocidade...e até aí a minha pele andava equilibrada neste aspecto. :-/ 

Mas acabou com as borbulhas que tinha, e tratou alguns comedões. Depois disso passei a utilizar o meu Peroxiben (peróxido de benzoilo a 5%), que tem-me mantido a pele sem borbulhas, e ao mesmo tempo sinto a textura a melhorar, está mais lisa e suave. A oleosidade também anda mais controlada. Não sinto qualquer ressequimento, sensibilidade ou escamação que senti no ano passado, na primeira e última vez que o utilizei. Parece que a minha pele desenvolveu tolerância :)

Apesar dos resultados satisfatórios, a textura irregular da minha pele, o acne não inflamatório (comedões e pontos negros) e as manchas de pigmentação são algo que quero tratar, e para isso já tenho dois produtinhos em vista. Se não obtiver resultados satisfatórios, é desta que vou ao dermatologista!! 
Darei aqui o meu feedback destes dois produtos logo que possível :) xx




2 comentários:

  1. tb tenho este piqueno, mas em crises de borbulhas, ele não lhe dá trabalho q chegue!!
    já ouviste falar destes meninos desta gama??
    http://www.skinceuticals.pt/todos-os-produtos/Oleosa/ap1-25.aspx

    ResponderEliminar
  2. Já ouvi falar muito bem da Skinceuticals, e tenho alguns dos produtos na minha wishlist, mas ainda não tive oportunidade de experimentar nenhum :-/

    ResponderEliminar