sexta-feira, 25 de outubro de 2013

[Review] Effaclar Duo - La Roche Posay - Cuidado corrector desincrustante p/ imperfeições severas

Hoje trago mais uma review de um produto de tratamento para acne testado por mim :)


Já o tinha utilizado no inicio de 2012, e utilizei-o até ao fim. Gostei, mas não fiquei impressionada, talvez por isso não voltei a comprar... Acho que estava à espera de um milagre que deixasse a minha pele tipo pêssego, sem qualquer tipo de imperfeições, o que sei à partida que é impossível. A minha pele congestiona facilmente, tem muitos pontos negros e comedões, tem textura. Tenho inflamações ocasionais, que se concentram na zona inferior das bochechas, maxilar e queixo. Tenho ainda hiperpigmentação devido à cicatrização do acne (mesmo quando não aperto as borbulhas :-/).
Naquela incessante procura por testar produtos, achei que deveria haver algo com mais eficácia, por isso não voltei a comprar.

O que diz a marca:

EFFACLAR DUO é um cuidado completo que associa 4 activos para agir sobre os dois sinais principais da pele com imperfeições: 
_Imperfeições localizadas severas: a Niacinamida e a Piroctona Olamina para lutar contra a proliferação das bactérias e eliminar as imperfeições. 
_Poros obstruídos com sebo: a associação LHA/ Ácido Linoléico para desincrustar os poros eliminando as células mortas responsáveis pela obstrução. 
Estes activos são associados à água termal da La Roche-Posay apaziguante e anti-irritante para reduzir as vermelhidões. Fórmula sem parabenos. Os poros são purificados. As imperfeições, mesmo as severas, desaparecem. A pele fica limpa, lisa. Reequilibra-se de forma duradoura para recuperar as qualidades de uma pele saudável.

Ingredientes:
AQUA / WATER
GLYCERIN
CYCLOHEXASILOXANE
HYDROGENATED POLYISOBUTENE
NIACINAMIDE
ISOPROPYL LAUROYL SARCOSINATE
AMMONIUM POLYACRYLDIMETHYLTAURAMIDE / AMMONIUM POLYACRYLOYLDIMETHYL TAURATE
SILICA
METHYL METHACRYLATE CROSSPOLYMER
SODIUM HYDROXIDE
SALICYLIC ACID
NYLON-12
ZINC PCA
LINOLEIC ACID
PENTAERYTHRITYL TETRA-DI-T-BUTYL HYDROXYHYDROCINNAMATE
CAPRYLOYL GLYCINE
CAPRYLOYL SALICYLIC ACID
CAPRYLYL GLYCOL
PIROCTONE OLAMINE
MYRISTYL MYRISTATE
POTASSIUM CETYL PHOSPHATE
GLYCERYL STEARATE SE
PARFUM / FRAGRANCE

Preço: cerca de 14/15 euros por um tubo de 40ml.

Porque o comprei: 
Em Março/Abril deste ano, fiquei com a pele num mísero estado! Devido à toma de um medicamento hormonal (Ciproterona), e de algumas (más) alterações à minha rotina de pele, fiquei com a pele extremamente oleosa, texturizada, com inúmeros poros obstruídos, avermelhada e com aspecto muito pouco saudável, parecia que o meu rosto tinha uma tonalidade diferente do pescoço. Os poros na zona do nariz estavam tão dilatados que nem um primer conseguia disfarçar. Deixou-me em completo desespero. Desisti da toma do medicamento, e apesar de ter melhorado a parte da oleosidade, a textura irregular da pele mantinha-se, e notava-se à distância, principalmente com a utilização de maquilhagem.

Depois de alguma pesquisa, optei por adquirir o Effaclar Duo (que é bastante elogiado um pouco por todo o mundo). Já o tinha utilizado, por isso sabia que mal não iria fazer.

Aplicação: A marca recomenda utilizar uma a duas vezes por dia, eu utilizava apenas à noite no rosto todo. Esperava cerca de 10/15 minutos para depois aplicar o meu hidratante habitual.

Embalagem: Tubo de plástico com ponta. Facilita imenso a dosagem do produto.

Textura/Cheiro: É um gel-creme branco com uma textura muito fluída, aquosa. Espalha-se muito bem e por ser fluído basta uma pequena quantidade para o rosto todo. É absorvido rapidamente. Tem o cheiro típico dos produtos da LRP, é ligeiramente perfumado, mas muito agradável.

A minha experiência:

1ª semana
Notei grandes melhorias! A minha pele estava menos avermelhada, mais uniforme, e com aspecto visivelmente mais saudável. Os efeitos eram tão visíveis que precisava de utilizar muito menos quantidade de base que antes. Os poros estavam mais fechados, e os pontos negros menos visíveis e em menor quantidade.

2ª semana
A partir da segunda semana, comecei a notar um agravamento das inflamações, o que é considerado normal em alguns tratamentos para o acne. No meu caso sabia que ia acontecer, e já era esperado, porque tinha poros obstruídos (comedões fechados), que desaparecem após inflamarem para uma borbulha. Significa que o produto está a renovar a pele, e a expulsar o sebo para a superfície. Foi muito mau, porque eu tinha-os em grande quantidade e concentrados na parte inferior da bochecha e maxilar. Mas eventualmente secaram, deixando marcas vermelhas, que levam mais tempo a desaparecer. Notei uma diminuição da oleosidade da pele durante o dia.

 3ª semana 
A pele deixou de piorar, e estabilizou. As marcas vermelhas estavam menos visíveis. Ainda tinha alguns poros obstruídos, mas assumi que levariam mais tempo a tratar.
No final da semana 3 tive outro "surto" de comedões e duas borbulhas internas, mas concluí que foi por ter utilizado óleo de jojoba junto com o meu hidratante de noite. O óleo de jojoba nunca me tinha causado reacção, mas aparentemente em conjunção com o Effaclar Duo o resultado é diferente. Deixei de o utilizar e a situação melhorou. As borbulhas internas desapareceram sem atingir a superfície da pele.

4ª semana
Os efeitos mantiveram-se: pele menos oleosa, poros mais fechados, menos pontos negros e os poros obstruídos iam desaparecendo aos poucos. A textura da minha pele estava muito mais macia ao toque e o tom da pele muito mais uniforme.

Opinião Final:
É um produto muito bom e que cumpre o que promete. Provavelmente foi o produto que fez mais diferença no meu grau de oleosidade té agora e melhorou imenso a textura e aspecto da minha pele no geral. Além disso, como vou tendo borbulhas ocasionalmente, ajuda a acelerar o processo da sua eliminação e posterior prevenção. Também notei os poros mais fechados e diminuição dos pontos negros. Acelera o processo da secagem e cicatrização das borbulhas e diminuiu as marcas, já que faz uma microexfoliação da pele.

Como disse, voltei a comprá-lo porque é um produto excelente e não é por acaso que é bastante falado por centenas de pessoas na internet. Pressupõe uma utilização continua para começar a ver resultados (mínimo de 4 semanas, pois é o ciclo normal de renovação da pele) e para os manter. Utilizei-o apenas à noite porque é a altura que a pele melhor assimila os produtos, devido à renovação celular que acontece durante o sono, e porque utilizar dia e noite parece-me demasiado. Com apenas 4 semanas de utilização notava a minha pele mais macia, menos texturizada, mais uniforme e uma redução significativa dos poros obstruídos, pontos negros e borbulhas. Também pode ser utilizado como tratamento localizado das borbulhas.

Neste momento estou a testar o Sebium Global da Bioderma, mas voltaria a comprar o Effaclar Duo sem dúvida!


27 comentários:

  1. Olá!
    Será que me podia dizer quais foram os resultados que teve com a utilização do SEbium Global? A minha dermato aconselhou-me a usá-lo. Ao ver isto já não sei se hei-de comprar o Duo ou o Sebium.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Já vou na minha segunda embalagem de Sebium Global, o que é muito bom sinal. Parece-me mais eficaz que o Duo e actua mais rapidamente, quer ao nível das borbulhas inflamadas, quer ao nível dos poros obstruídos, por isso vou continuar a utilizá-lo. Em termos de preço é +/- equivalente, apesar de ter menos 10ml na embalagem - mesmo assim prefiro-o pela eficácia. Tudo vai depender da tua própria pele, mas neste momento recomendaria o Sebium ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá outra vez :)
    Eu optei por comprar o Effaclar Duo e queria saber se me poderias responder a uma coisa. Desde que o pus, têm-me aparecido placas de pele seca por cima da pele com o vermelhidão das borbulhas. Sem ter nenhum conhecimento próprio, diria que isso serve para curar a pele "danificada", mas não tenho a certeza. Eu coloco-o duas vezes ao dia. Não se se isto também ocorre contigo.

    ResponderEliminar
  4. Olá novamente :) é considerado normal. Os ingredientes no effaclar, como é o caso do acido salicilico, exfoliam a pele, e ela vai descamando, para dar lugar a células novas. Significa que está a actuar e a secar as borbulhas. Deves apenas ter a atenção de usar um hidratante sem óleo depois do effaclar para evitar desidratação da pele. Se notares secura e a pele a repuxar, utiliza apenas à noite, também com um hidratante. Eu notava a pele a secar (não apenas as borbulhas) quando não usava hidratante. Mas com hidratante nunca tive problemas...

    ResponderEliminar
  5. Eu, de facto, uso o Effaclar Mat como hidratante após do Duo, mas a camada de pele seca aparece sempre, apesar de aplicar pouco. Podes indicar-me que hidratante usas?

    ResponderEliminar
  6. Se a camada aparece na borbulha é considerado normal. Mas se sentires a pele muito seca é que deves ter atenção. O Effaclar Mat de facto não é o mais indicado, principalmente para usares de noite. De dia tudo bem, porque ajuda a controlar a oleosidade. Mas à noite deves repor a hidratação com algo leve mas que de facto hidrate, que não seja demasiado matificante, porque dessa maneira vais acabar por deixar a pele desidratada. Eu uso e aconselho o Dramatically Different Moisturizing Gel da Clinique ou, no teu caso o M-Gel Lotion, que é a mesma coisa mas da linha de homem. Consigo comprá-lo na minha cidade com 30% de desconto, por isso fica a 28 euros o frasco de 100ml, o que bem vistas as coisas compensa em relação aos cremes de farmácia por causa da quantidade que traz. Além disso basta pouco de cada vez e o frasco dura-me para mais de 6 meses. Utilizo sempre este gel à noite depois do Sebium Global (também utilizava com o Effaclar Duo), e nunca senti a pele a repuxar ou demasiado seca. Apesar de hidratar bem, é bastante leve e é absorvido rapidamente. Também tens disponível na Perfumes & Companhia e eles têm muitas vezes desconto de 20%, por isso é de aproveitar ;)

    ResponderEliminar
  7. Ui, mesmo com o desconto, ainda é pouco carote para o meu orçamento :(
    Eu vou tentar ir à farmácia para ver o k me dizem. Já ouvi dizer que a Cleaner AC da Avéne é boa para peles em tratamento. Vamos lá ver :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Gabriel onde vc compra produtos da Avene estou querend muito mas queria comprar sem.ser onlaine!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  8. Pode parecer carote, mas repara: pagas 28 euros por 100 ml, o que significa que 30ml (que é o tamanho normal dos cremes de farmácia) são 8,40 €. Quantos hidratantes de farmácia consegues por 8euros? ;) E dura mais de 6 meses, por isso compensa bastante. Mas podes sempre pedir a opinião na farmácia.. :)

    ResponderEliminar
  9. Como a minha pele estava muito descamativa e um pouco verrmelha devido ao Duo, a farmacêutica aconselhou-me a comprar o creme Barral (não gordo) para o rosto. Custou-me 19 e qualquer coisa, tem 40ml, mas tem factor solar de 30. Desde que o usei, parece que as inflamações aumentaram. No entanto, esta semana pode ser a minha fase de piora (a 3ª semana), quem sabe se não será uma coincidência. Na farmácia disseram-me que não obstruía os poros. Depois de uma semana de uso vejo como correu :)

    ResponderEliminar
  10. Muitos dos hidratantes com protecção solar não são amigos de pele acneica. E tudo depende da nossa pele, e dos ingredientes do creme, mesmo que este diga não ser comedogenico. Dou-te um exemplo meu: usei durante algum tempo o Effaclar K, que não é comedogenico e é suposto tratar borbulhas, e a mim obstruía-me os poros. Quais são os primeiros ingredientes desse creme? Se te aperceberes que as inflamações não passam, mt provavelmente é do creme :-/ Se fosse a ti usava o duo apenas à noite, e de dia aplicava apenas nas borbulhas mais teimosas, e esperava a pele acalmar um pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso foi o que comecei a fazer há já 3 dias. Vejo como o hidratante se comporta durante toda a semana. Também comecei a fazer isso quando o Duo me secava muito a pele. No entanto, quis fazer duas vezes no início para ver se dava logo uma grande melhorada.

      Eliminar
    2. Minha pele nao esta descamando muito.so nas borbulha o que é considerado normal porem esta meio avermelhada as manchas q eu antes do uso.do duobja tinha é normal na primeira semana estou no quinto.dia minhas borbulhas estam secando e outras estão com os picos bem amareladas com o pus querendo sair e fiquei temmerosa mas pelo q li é pq ela.estalimpando.as grandulas e assim para espusar as secresoes! Estou preocupada!

      Eliminar
    3. Quando usamos produtos para limpar toda a porcaria dos poros é assim. Eu tive uma grande piora na minha 3 semana, esta que acabou hoje. Estou à espera de uma melhoria. Vamos lá ver.

      Eliminar
  11. A farmaceutica devia ter-te aconselhado um hidratante especifico para peles oleosas ressecadas devido a tratamento de acne. Quase todas as marcas têm um. Aconselharia o Hydra da linha Sebium da Bioderma. Custa cerca de 14 euros por 40ml. Tens também da Avene, Noviderm ou La Roche Posay.

    ResponderEliminar
  12. O creme que estou a usar é este:
    http://farmaciavitoria.pt/pt/hidratacao/2145-barral-creme-de-rosto-spf-30-6837567.html
    Para dizer a verdade, o que eu tenho não é acne, mas sim foliculite. Já tenho este problema há já mais de um ano na zona do bigode e do queixo e não desaparece de maneira nenhuma. E não é foliculite de estar a barbear-me, aparece-me como se fosse acne, já que tenho só aparado a barba. Segundo a minha médica de família, tenho a pele gorda, mas na zona das borbulhas não tenho a sensação de pele oleosa, só no nariz e testa e estes são os sítios em que tenho quase nenhuma borbulha. Fui há 3 semanas a uma dermato e ela perguntou-me que tipo de pele tinha. WTF? Elas é que deveriam ver que tipo de pele temos, que eu saiba. Ela receitou-me, de facto, o Bioderma Global e o Differin à noite, mas nunca os comprei. Não confiei mt nela. Eu presumo que isto me apareça devido à minha pele seca. Pode ser coincidência, mas isto aconteceu-me desde a altura em que comecei a beber mta pouca água. Há um mês para cá tenho bebido mta, mas ainda não vi resultados. No mês passado, comprei o Effaclar H para lavar o rosto e nas primeiras 2 semanas, sem exagero, apareceram-me mais de 15 borbulhas. Não sei ver se me entopem os poros ou não. Se calhar foi o que aconteceu. Parei logo de o usar.

    ResponderEliminar
  13. Então o caso é diferente... Como falaste no Sebium Global, assumi que o teu caso se tratava de acne. Não percebo porque te receitaram esse tipo de cremes, se o teu problema é foliculite e não acne. A foliculite é causada por uma bactéria especifica, e não tem a ver com a bactéria que causa a acne -.-' Às vezes é preciso sorte para acertar com os dermatologistas... às tantas estás a irritar mais a tua pele do que a resolver o problema. Há uns tempos tive um problema com pelos encravados e deparei-me com este post num forum: http://forum.menshealth.com.pt/showthread.php?t=4921

    A maioria que comenta são homens com problemas de borbulhas ou pelos encravados na zona do barbear...

    Pelo que descreves a tua pele é mista: seca/normal numas zonas e mais oleosa noutras (zona T).. O creme barral parece-me demasiado, já que a tua pele está a reagir ao Duo. Aplica apenas nas zonas problemáticas, e em mt pouca quantidade (utilizares grande quantidade não significa que vá melhorar mais depressa, com este tipo de produtos só irrita mais a pele). Se não vires melhoras, ou se piorar, o melhor seria deixares de usar :-/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém me disse, mas presumo que o meu tipo de foliculite é devido a um fungo que se multiplica devido a alimentar-se do sebo em excesso das glândulas sebáceas. Isto torna-se praticamente o mesmo problema, pois o da acne são as bactérias que também se proliferam nesse ambiente. Não tem nada a ver com pêlos encravados. Como aparo só a barba é impossível haver algo desse género. Deixei de usar o Barral durante alguns dias e substitui-o para o Mat. Pode não ser o melhor, mas parece que já hidrata melhor. Pode ser devido a não ter usado hidratante desde o início. Como a pele já estava um pouco seca, pronto. :)

      Eliminar
  14. Gostei muito d resenha estou usando o duo tambem estou na primeira semana tem um frescor muito grande meio.q ardido nos primeiros 20 minuros que uso e estou lavando com o musse purificante da mesma linha estou achando q esta melhorando porem me.apareceram pequenas borbulhas acredito q ka estavam a nascer e o duo acelerou a sua formaçao para a limpesa da grandula seria isto.normal acontecer? E as que eu tinha estao secando porem na mesma area ou em.sima tem algumas bolhas seria o restante das secreçoes saindo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mayara! Obrigada pelos comentários. Eu também tive uma piora no inicio, porque o Duo renova a pele, e então as borbulhas e os poros obstruídos que estavam na pele ou para "nascer" pioram um bocadinho. Mas com o uso continuo nota-se uma melhoria significativa. nestas coisas a palavra-chave é mesmo a persistência ;)

      Eliminar
    2. Vc já oviu falar ou usou o effaclar A.I se sim faz uma resenha sobre ele to qquerendo muito! E o facebok se tiveress ponhe aqui o link!

      Eliminar
    3. Já ouvi falar mas nunca experimentei, por isso não posso fazer resenha, lamento :(

      Eliminar
  15. Se vc tiver facebook deixa aqui o link p add vcs!

    ResponderEliminar
  16. concordo contigo, a minha pele parece ser muito parecida com a tua... acne desde os 13 anos, dois tratamentos de pele, toma de medicamntos associados a cremes!! e pronto... é isto a nossa vida
    quanto ao effaclar duo, tb comprei e por mais q tenha gostado na primeira semana, depois o encanto desvaneceu-se... creio se demasiado leve para as nossas peles mutante q s adaptam demais aos cremes :P

    ResponderEliminar
  17. Pois, é bastante dificil encontrar tratamentos adequados. Depois do Effaclar Duo experimentei o Sebium Global e é excelente. Ainda comprei 3 embalagens dele, até começar o tratamento na dermatologista, que estou a fazer neste momento. Mas os resultados com o Sebium Global superaram o Effaclar Duo ;)

    ResponderEliminar
  18. Bom dia Pessoal, Comecei a usar o Effaclar Duo a noite e o Effaclar Duo +30 no período da manhã e notei vermelhidões e descascamento no rosto e quando passo arde mas logo passa.. Gostaria de saber se é normal ? Obs. esse medicamento foi prescrição médica.

    ResponderEliminar