Hoje trago-vos mais uma review. Trata-se de um creme de tratamento para pele oleosa e acneica - o Effaclar K da La Roche Posay, criado para corrigir a pele irregular, poros obstruídos e tez baça, alisa o grão da pele e elimina as imperfeições.
O que diz a marca:
"Cuidado diário, corrige e transforma progressivamente a superfície da pele através de uma micro-exfoliação do relevo cutâneo. Inovação: o LHA, activo queratolítico que permite uma micro-exfoliação exacta, fina e localizada, sem irritações. Fórmula sem parabenos. Não comedogénico."
Ingredientes:
AQUA / WATER
ISONONYL ISONONANOATE
PROPYLENE GLYCOL
DIMETHICONE
ALUMINUM STARCH OCTENYLSUCCINATE
PEG-100 STEARATE
GLYCERYL STEARATE
SALICYLIC ACID
AMMONIUM POLYACRYLDIMETHYLTAURAMIDE / AMMONIUM POLYACRYLOYLDIMETHYL TAURATE
OCTYLDODECANOL
ZINC PCA
SODIUM HYDROXIDE
RETINYL LINOLEATE
CAPRYLOYL SALICYLIC ACID
XANTHAN GUM
CETYL ALCOHOL
PENTAERYTHRITYL TETRA-DI-T-BUTYL HYDROXYHYDROCINNAMATE
PARFUM / FRAGRANCE
Preço: cerca de 15 euros / tubo 30ml - à venda em farmácias e parafarmácias.
O meu tipo de pele: Oleosa com imperfeições. Acne maioritariamente comedonal. Poros obstruídos, pontos negros, manchas de acne. Inflamações ocasionais.
Porque o comprei:
Estava a terminar a embalagem do Effaclar Duo (review aqui), e estava satisfeita, mas decidi experimentar o Effaclar K, que pela descrição parecia mais adequado às especificidades da minha pele: oleosa com poros obstruídos (comedões), já que se apresenta como um cuidado alisador, e tem 1,5% de ácido salicilico (o Effaclar Duo tem apenas 0,5%). As reviews também me pareceram promissoras. Adquiri-o num Blogsale, porque assim conseguia experimentar o produto poupando uns €.
Aplicação:
Utilização por todo o rosto, seguido de hidratante à noite; aplicação localizada nas zonas problemáticas de manhã, seguido de hidratante com SPF.
Embalagem:
Textura/Cheiro:
Tem uma textura mais "densa" que o Effaclar Duo - parece fluida quando começamos a espalhar, mas depois ao secar nota-se uma sensação de algo mais "ceroso". Não é absorvido completamente, parece que deixa uma película sobre a pele, que não me agrada. Prefiro produtos aquosos que são facilmente absorvidos e deixam a pele sequinha.
A minha experiência:
Comecei a utilizá-lo numa altura em que tinha algumas inflamações na zona inferior das bochechas. Fiquei satisfeita com os resultados, porque aparentemente conseguia tratar as inflamações com mais eficácia e rapidez que o Effaclar Duo. As manchas de acne também pareciam atenuadas. Até aqui não tinha nenhuma irritação causada pela utilização do produto, ou agravamento das inflamações e/ou poros obstruídos.
Depois de duas a três semanas de utilização, comecei a notar um aumento de poros obstruídos que se estenderam um pouco por toda a minha bochecha esquerda, o que normalmente não acontece. Não tinha mudado nada na minha rotina, o que me levou a desconfiar do Effaclar K. Como no inicio tinha tido bons resultados, e lembro-me que aplicava uma menor quantidade, passei a fazê-lo - passei a utilizar o minimo de quantidade e espalhar por todo o rosto. Notei uma melhoria, mas após outra semana, começaram a surgir algumas inflamações, inclusivé inflamações cisticas na zona do maxilar, e os poros obstruídos mantiveram-se, sem melhora aparente. Decidi então parar com o Effaclar K, e em poucos dias a pele melhorou bastante.
Opinião Final:
Deixei de utilizar definitivamente o Effaclar K. Além de não gostar da textura do produto, obstrui-me os poros, quando é suposto fazer exactamente o contrário. Desconfio que seja de um dos ingredientes - o Cetyl Alcohol (Álcool Cetílico), que é um material ceroso utilizado em cosméticos como emoliente e para dar consistência, e é comedogénico! Também está presente no Triacneal da Avene, que tem a mesma textura e também me causa comedões e agrava a oleosidade da minha pele.
Tem bons ingredientes, que são conhecidos pela sua eficácia no tratamento de poros obstruídos e imperfeições (LHA, acido salicilico, etc.), mas pecam pelos ingredientes que utilizam "para encher" a formula, e torná-la estável.
Não voltarei a comprar e não aconselho para pessoas cuja pele congestiona facilmente com utilização de produtos cosméticos.
Alternativas:
Considerei outras alternativas, e decidi-me pela Bioderma, que é bastante reconhecida entre os Dermatologistas, e na minha opinião utiliza ingredientes pouco nocivos para a minha pele. Até agora nenhum produto da Bioderma me desiludiu ou causou qualquer problema. São mais caros mas compensa. Neste momento estou a testar o Sébium Global - review brevemente.
Sem comentários:
Enviar um comentário