sábado, 24 de dezembro de 2011

Crise de pele

Não sei bem o que se passou, mas nesta semana sofri uma daquelas crises de pele que sempre causam muito desconforto e sofrimento. A minha pele é naturalmente oleosa, e devo confessar que a minha rotina de produtos para o rosto não está a abonar muito a favor. Eu sei que os recomendei no meu último post (marca Babaria), mas coincidência ou não, nesta última semana tem sido um caos.

Primeiro comecei por sentir a pele bastante oleosa. O controlo do sebum não estava a funcionar e passadas algumas horas do dia (diga-se ainda durante a manhã) a minha cara parecia uma produção de óleo em massa. :( Isto resultou em várias idas ao WC retocar o rosto, com um daqueles papelinhos que absorvem o excesso de oleosidade (papel higiénico também resulta).

De repente (passado um dia ou dois) comecei a sentir a pele extremamente seca, a repuxar e a escamar. Ora, para uma pessoa com pele oleosa, isto é insuportável. Já basta termos de lidar com o excesso de produção de sebum e brilhos da cara. Não percebo o que poderá ter causado este tipo de recacção. Muito provavelmente é do frio, aliado ao ar condicionado que nesta semana tem estado bastante tempo ligado (por vontade das minhas colegas de trabalho).

Como situações extremas requerem medidas extremas, e já que o meu creme habitual não estava a funcionar contra a sequidão da minha pele, antes de me deitar apliquei creme gordo Barral (isso mesmo) em todo o rosto. Formou-se uma espécie de alívio na minha cara. Deixei de a sentir repuxar. Numa  situação normal seria impensável usar creme gordo numa pele oleosa, mas não no caso desta estar desidratada. Dormi com aquela mestela na cara e no dia seguinte senti a pele bastante melhor. Fiz a minha rotina normal do rosto. Nesse dia ainda senti a pele esquisita, mas hoje, passados uns dias, apesar de umas escamações de lado no nariz, voltou ao normal. :)

Toda esta experiência serve para desmistificar o facto de utilizar creme gordo numa pele oleosa (o creme Nívea - o da caixinha azul - também serviria para esta situação). Uma pele oleosa, apesar de não parecer, necessita de muita hidratação dado que a falta dela potencia a produção de sebum. E falando por experiência propria, é uma pele que necessita de todos os cuidados!

Sem comentários:

Enviar um comentário