quinta-feira, 20 de março de 2014

[Review] Base Bourjois Healthy Mix Serum... em pele oleosa (?)

O que diz a marca
"A primeira base em gel com propriedades terapêuticas de frutas com acção de tratamento para aperfeiçoar a beleza da pele a cada aplicação. Sua fórmula contém extratos de lichia, baga de goji e romã. 16 horas de luminosidade para uma pele uniforme e revitalizada com efeito instantâneo anti-fadiga. Hipoalergénica, deixa a pele respirar. Dermatologicamente testada. Disponível em 6 tons."




Ingredientes
Aqua (Water) • Dimethicone • Cyclopentasiloxane• PEG-10 Dimethicone • Butylene Glycol • Aluminum StarchOctenylsuccinate • Phenoxyethanol • Sodium Chloride •Disteardimonium Hectorite • Disodium Stearoyl Glutamate •Dimethicone Crosspolymer • Tocopheryl Acetate • Glycerin • AlcoholDenat. • Parfum (Fragrance) • Panthenol • Aluminum Hydroxide• Litchi Chinensis Pericarp Extract • Silica • Lycium Barbarum FruitExtract • Pantolactone • Punica Granatum Extract • PotassiumSorbate • Sorbic Acid [+/- (May Contain) : CI 77007 (Ultramarines)• CI 77019 (Mica) • CI 77491, CI 77492, CI 77499 (Iron Oxides)• CI 77891 (Titanium Dioxide)] 10BMT001-1

Embalagem
Dizem ser de vidro, mas acho mesmo que é de plástico duro, com sistema doseador.



Preço
O preço normal é de 19 euros a embalagem de 30ml, mas comprei-a em promoção (30%) por 13,99 euros numa perfumaria da minha cidade (Balvera). Considero o preço em promoção mais adequado a um produto de supermercado e aceitável para a qualidade do produto.

O meu tipo de pele
Oleosa, acneica, sensível, com tendência a desidratação, principalmente porque uso tratamentos para o acne. Mesmo no inverno, com tempo frio, a minha pele mantém a sua oleosidade, e até agora não experimentei uma base ou primer que a mantivesse sem oleosidade durante todo o dia (não, nem mesmo a Revlon Colorstay,por muitos considerada "a base" para peles mistas/oleosas).

Porque a comprei (comparação com a versão original)
Sempre ouvi dizer que a versão serum da Healthy Mix não era de todo indicada para peles oleosas, e que a Healthy Mix original seria sempre mais indicada... Tal como em tudo o que se refere a maquilhagem ou cuidados de rosto, este produto não é excepção, e não se deve partir do pressuposto que não funciona para determinados tipos de pele. A marca indica que é para todos os tipos de pele, por isso se as características da base se adequam ao que procuramos numa base, não devemos excluí-la só porque o dizem... Ou funciona ou não funciona, dependendo sempre da nossa própria pele. Já vi opiniões de quem tem pele normal a seca que não gosta da base, e já ouvi opiniões de quem tem pele mista a oleosa que a adora. As opiniões são muito divididas, por isso só testando para ver.

Já tinha experimentado a Healthy Mix original antes, e usei uma embalagem até ao fim. Inicialmente adorei a base: a consistência, a cobertura, o cheiro, o acabamento, e nunca me causou borbulhas. Mas em poucas horas ficava com a pele bastante oleosa, e tem pouca duração (6 a 8 horas, se tanto). Além disso transferia muito. Mais recentemente, comecei a notar que o aspecto com esta base não era assim tão natural, e que se notava que a estava a utilizar, a não ser que utilizasse muito pouca quantidade, ou uma esponja húmida para a aplicar. A cor oxidava para um tom acima, o que não corresponde de todo ao meu tom de inverno, e essa diferença era notória.

Como diziam que a versão em serum não era aconselhada para pele oleosa, nunca me tinha ocorrido experimentá-la. E entretanto estava satisfeita com a Revlon Colorstay para Pele Normal a Seca e com o BB Cream da Garnier na versão peles mistas a oleosas. Mas nos últimos meses a minha pele ficou melhor do acne (embora ainda não tenha achado a minha cura), e no seu aspecto em geral, e comecei a achar a Colorstay demasiado espessa e evidente na minha pele. Além disso, não existe uma cor que corresponda ao meu tom de pele na maioria do ano (estou entre o 150 e o 180). Então comecei uma busca por uma base tipo "segunda pele", de acabamento natural, com uma cor e um tom adequados, e com uma cobertura leve a média, mas sem ser invisível, porque continuo a ter imperfeições e alguma vermelhidão para cobrir.

Vi as opiniões sobre esta base, e reparei que as pessoas com pele oleosa também a usavam e adoravam, mesmo havendo algumas opiniões mais negativas e divergentes. Decidi que valia a pena experimentar.

Consistência/Cheiro
Não é muito espessa, nem demasiado líquida, tem uma consistência cremosa. Espalha-se muito bem com os dedos. Com um pincel, depende do tipo de pincel: quando uso o pincel Expert Face Brush da Real Techniques, demora bastante tempo a esfumar para não deixar marcas, e o acabamento não fica tão natural e uniforme, nota-se mais que estamos a usar base. Por outro lado, com um flat top kabuki (uso o da marca Sixplus - revisão aqui), demora muito menos tempo e o acabamento é o mais natural possível, consegue-se facilmente o efeito segunda pele sem perder cobertura. Apenas aconselho a colocar a base com os dedos em "pontinhos" pelo rosto todo e depois espalhar - o acabamento e a cobertura ficam uniformes, sem desperdiçar muito produto. Depois poderão aplicar mais se necessário. Notei que com este método utilizo menos quantidade.
A base tem um cheiro frutado muito agradável, mas muito suave, que só é perceptível durante a aplicação.

Cor
Utilizo a cor 52 - Vanilla. É a cor perfeita para mim, e não oxida, mantém-se fiel desde a aplicação. Tem subtom amarelado, mas não demasiado, o que acho perfeito para o meu tom de pele. No geral, tal com as restantes bases da Bourjois, não tem muitas cores disponíveis.

Cobertura
É leve, mas cobre bem, e conseguimos uma cobertura média com mais do que uma camada, sem ficar com cara de reboco. Geralmente uso um pump para cobrir todo o rosto, e depois meio pump (ou menos) para as zonas que precisam de maior cobertura. Parece mesmo uma "segunda pele", apesar de cobrir o que é necessário, mesmo as borbulhas mais vermelhas ficam disfarçadas.

Acabamento
É como diz a marca: semi-mate. Nem demasiado mate, nem demasiado luminoso. Dá um aspecto saudável e natural à pele. Não deixa a pele brilhante ou oleosa. Não demora muito a secar, e a pele fica com um toque aveludado, sem ser pegajoso. Costumo aplicar pó com todas as bases, e com pó o efeito natural desta base mantém-se. Para quem tem pele a escamar, esta base vai evidenciar essas zonas.



Performance
- Algumas horas após a aplicação começam a surgir os primeiros sinais de oleosidade, algo que é comum a todas as bases que uso. Apesar disso, e tendo em conta o tipo de base que é, a oleosidade é reduzida e a minha pele não fica com aquele aspecto "passei azeite", diria que fica luminosa - nada comparado com a minha experiência com a fórmula Healthy Mix original. Nesta altura basta pressionar papel absorvente na pele e fico pronta para enfrentar as horas seguintes. Devo aqui referir que na minha pele esta base aguenta mais tempo sem oleosidade do que o BB Cream da Garnier para peles oleosas, provavelmente por este último ter uma fórmula muito líquida.
- Apesar da minha pele continuar a produzir oleosidade, a base não desaparece ou começa a esbater, a cobertura mantém-se, o que eu acho muito bom e superou as expectativas neste aspecto. A única base que supera a duração desta base, só mesmo a Revlon Colorstay (tenham em conta que este aspecto pode ser subjectivo, pois algumas pessoas referem que um dos aspectos negativos desta base é a pouca duração).
- Não transfere / transfere pouco.
- Até agora não me causou borbulhas (tal como as outras bases da Bourjois que já experimentei - Healthy Mix e 123 Perfect).

Opinião Final
- Estou bastante satisfeita com a base, e enquanto corresponder às minhas necessidades vou com certeza voltar a comprar e deixar um pouco a Revlon Colorstay de lado, embora mantenha a minha opinião positiva sobre esta última, isto porque estou mais na onda de "cobertura natural".
- Em alternância com o BB Cream da Garnier, é actualmente a minha escolha para preparação de pele.
- Não aconselho para peles muito secas e/ou a escamar. Neste momento tenho a pele nesse estado por causa de um tratamento oral para o acne, e posso falar por experiência própria que esta base não é hidratante e emoliente o suficiente para disfarçar a pele a escamar, e para deixar a pele confortável durante todo o dia.

Nota Final 
Esta é meramente uma opinião pessoal baseada na minha experiência com este produto. O comportamento do produto na vossa pele pode não corresponder à minha experiência, mesmo que o vosso tipo de pele seja semelhante. Lembrem-se: cada pele é única! :) De qualquer forma considero um bom produto, que vale a pena experimentar, principalmente se o conseguirem adquirir em promoção. ;)




Sem comentários:

Enviar um comentário