segunda-feira, 11 de março de 2013

[Review] Base Líquida REVLON COLORSTAY Fórmula Peles Mistas/Oleosas - 150 Buff (com amostras/Swatch)

Hoje venho-vos fazer uma (mega) revisão da base líquida mais falada no Youtube e blogosfera por gurus de beleza e aspirantes: a base líquida REVLON COLORSTAY.

Apesar de estar muito reticente em comprá-la, por causa das críticas negativas que lhe foram dedicadas, que incluem o facto de não parecer natural na pele, não deixar a pele respirar, causar alergia, acne e obstruir os poros, a curiosidade acabou por falar mais alto, e quando estava quase a terminar as embalagens das minhas bases da Bourjois, decidi encomendar, influenciada pelas opiniões bastante positivas.

Porque a comprei?
Gosto de usar algo com cor na cara para uniformizar o meu tom de pele e disfarçar as muitas imperfeições que tenho. Posso dizer que não sou fã de bases de alta cobertura, dando sempre preferência àquelas que dão um aspecto natural à pele e que a deixam respirar, até porque detesto que seja notório que estou a usar base. Outra coisa que procuro nas bases é serem livres de óleo e não comedogénicas (sem ingredientes que obstruam os poros).
Apesar de dizerem que a Colostay é das bases com maior cobertura e que mais aspecto artificial dá à pele, vi muitas opiniões a dizer ao contrário e que tudo é uma questão de ter moderação com a quantidade utilizada. Existe ainda a possibilidade de misturar com hidratante para uma cobertura leve.
O que eu procurava mesmo era uma base com estas características todas, mas sobretudo com uma boa duração na pele, quer em termos de aspecto, quer em termos de controlo de oleosidade.

Características da REVLON COLORSTAY - Fórmula Peles Mistas/Oleosas
Esta base tem duas fórmulas distintas, consoante o tipo de pele: Normal a Seca e Mistas a Oleosas. A primeira é mais hidratante (sem óleos) e sem álcool.  Para peles mistas a oleosas, a fórmula não contém óleo e tem controlo de oleosidade.

Existem duas versões disponíveis (por enquanto) à venda: a de 16 horas (que é descontinuada) e a de 24 horas (nova fórmula) - eu adquiri a nova fórmula:
- 24 horas de duração
- Fórmula livre de óleo
- Controlo de oleosidade
- Acabamento mate
- FPS 6
- Cobertura média

Onde comprar?
Optei pelo ebay pois cá em Portugal esta base custa 22 euros, e pelo ebay consigo adquiri-la por cerca de 11 a 15 euros, bastante mais em conta. A cor que queria também não vendem em Portugal. Choca-me bastante ter de pagar tanto por ela em Portugal, quando sei que nos EUA custa a partir de $9.

Que cor escolher?
A cor é talvez um dos maiores problemas na compra de uma base, ainda para mais quando se compra pela internet.
A melhor opção, caso não haja possibilidade de aceder a um tester, é fazerem uma pesquisa na internet à procura de comparações de cores com uma base que já tenham conhecimento da cor que se aproxima da vossa pele.
Além da cor, devem também ter em conta o vosso subtom: se é rosado, neutro ou amarelo. A maioria das bases da linha Revlon Colorstay são mais adequadas para subtons neutros e rosados (que é algo que não se percebe nas bases -  a maioria tem sempre este subtom), no entanto existem alguns (poucos) tons mais amarelados.

Segue uma breve descrição de cada cor disponível, e o seu equivalente na cor MAC (NC - subtom quente/amarelo; NW - subtom frio/rosado):

110 Ivory - a mais clara de todas, subtom rosado. NW 15
150 Buff - a mais clara com subtom amarelo. NC20
180 Sand Beige -subtom neutro; é a mais clara vendida em Portugal. NC20-25
200 Nude - tonalidade pêssego (neutro). NC25
220 Natural Beige  - tem subtom rosado, médio claro. NW20
250 Fresh Beige -  tom médio, tem tonalidade rosada mas não muito acentuada. NW25
320 True Beige - tom médio com subtom rosado. NW30
330 Natural Tan - tom médio escuro. Subtom mais para o neutro do que para o dourado. NC40/42
340 Early Tan - tom pêssego, o que a torna mais clara que a 330 natural tan. NW35
350 Rich Tan - tom médio (escuro) com subtom amarelo. NC 40/42
370 Toast -  tom neutro, pele com tom médio mais escuro. NW43/NC45
400 Caramel - tom caramelo como o nome indica. NC45
410 Capuccino - tom pêssego. NC50
440 Mahogany - tom mais escuro dos subtons amarelos, para quem não tem verdadeiro tom neutro. NW50/NC55
450 Mocha - subtom rosado, quase cinza. NW55

Eu comecei por pesquisar a comparação com a base Bourjois (a minha é no nº 52), que apesar de não estar exactamente o meu tom de inverno (teria de ser um tom mais clara) e de achar que é ligeiramente mais neutra que o meu tom de pele, é ligeiramente mais escura que a cor Buff (150) da Revlon. Além disso, a Buff é das cores com o tom mais amarelado da gama. Decidi optar então por essa, que mesmo parecendo bastante clara, tinha a hipótese de misturar com umas gotas da base da Vichy (Normateint) que tenho numa cor demasiado escura para mim (25 - Nude).

A verdade é que não errei muito na cor - mas também tendo a hipótese de misturar não há grande margem para erros. O subtom é perfeito mas é demasiado clara para a utilizar sozinha - fica um bocadinho artificial/esbranquiçada, e a 180 adapta-se muito melhor ao meu tom (foi a cor que comprei a seguir).

A minha opinião
Antes de publicar a minha opinião queria testar a base tempo suficiente para ter uma opinião formada sobre ela e para dar tempo à minha pele de reagir à sua utilização.

Utilizo-a todos os dias desde que a recebi por correio (logo no inicio de Janeiro). Foi amor à primeira utilização! Entretanto passaram dois meses e meio e as bases da Bourjois ainda estão à espera de serem terminadas :-X

É necessário acertar com a quantidade de base, o que é bastante difícil tendo em conta que a Colorstay não tem pump (grrrrrr.... a sério Revlon?!). O mínimo possível é suficiente. O que eu faço é apertar o dedo indicador na abertura, virar ao contrário para a base ficar no dedo e colocar a base num disco de metal/plástico, etc. Repito este gesto 3 a 4 vezes e tenho base suficiente para a cara toda e assim consigo controlar a quantidade de base que sai. (Vejam aqui como conseguir um doseador em vácuo para a vossa Colorstay)

Devido à consistência desta base e o facto de secar rápido, aconselho a experimentarem várias formas de a aplicar antes de tirarem conclusões. Já a apliquei com o Expert Face Brush da Real Techniques ou com um flat top kabuki da Blank Canvas Cosmetics, com os dedos e com uma esponja tipo Beauty Blender (BB) e gosto de todas as aplicações, mas dou preferência aos dedos. Aquecem o produto e acabo por utilizar menos quantidade. A base adere muito bem e funde-se com a pele, a cobertura fica muito uniforme e natural e os poros disfarçados Em vez de aplicar a base em toda a cara e depois espalhar, como faço com algumas bases, com a Colorstay é preferível trabalhar uma parte da cara de cada vez pois seca rapidamente. Se prefiro uma cobertura mais leve para o dia-a-dia, ou misturo com hidratante (fica bastante natural, e com cobertura suficiente) ou aplico-a com a esponjinha BB. É preciso ter muito cuidado na quantidade que se espalha de cada vez, se for exagerada, o acabamento acaba por ficar muito artificial, e obviamente ninguém quer sair à rua com cara de estuque :P Para evitar esse tipo de acabamento, a utilização de uma esponja (nem que seja daquelas em forma de queijinho) nunca dá margem para errar, pois aplica a base e torna-a numa camada fina e uniforme sobre a pele.

Tem um acabamento mate, no entanto também irá depender do hidratante que se utiliza antes. Caso seja um hidratante mais rico, a base acaba por ficar com um aspecto mais luminoso. Após algum tempo depois da aplicação (2/3horas) passa de mate para um aspecto mais natural e luminoso, mas sem aspecto ou textura oleosa, o que eu aprecio bastante, já que um aspecto demasiado mate pode tirar "vida" e viço à pele - procuramos sempre um aspecto saudável, certo? :)

Apesar do acabamento mate, sinto necessidade de utilizar uma (muito) leve camada de pó translúcido, não só para aumentar a durabilidade e o controlo de oleosidade, mas também para tornar o toque mais seco. Sinto que depois de aplicada, demora um pouco a secar completamente, e não gosto da sensação ao toque antes disso. Convém não exagerar na quantidade de pó, para evitar a pele de aspecto artificial tipo "boneca de cera".

Relativamente à cobertura, é leve a média. Depende do método de aplicação e da quantidade. Não acredito muito que funcione por camadas, porque tenho a sensação que fica tipo "reboco" se assim for, a não ser que seja aplicada com uma esponja húmida. Também não cobre tudo. Manchas escuras e borbulhas mais acentuadas e vermelhas continuam a ver-se e é necessário utilizar corrector, ou então um bocadinho de base apenas nos locais necessários (assim evitam colocar várias camadas de base, mantendo um aspecto mais natural). Não sinto necessidade de utilizar corrector de olheiras (também não as tenho muito acentuadas).

Quanto a controlo de oleosidade sem dúvida que funciona! Mas deste aspecto também não esperava milagres, embora todas as reviews indicassem que a Colorstay é das melhores bases do mercado nesse aspecto. Acredito que o controlo de oleosidade tem de ter por base uma rotina de limpeza e tratamento diários adequados, mas a Colorstay ajuda bastante. Tenho de retirar a oleosidade com papel absorvente apenas uma ou duas vezes, ao meio do dia, o que não me incomoda nadinha, porque a pele mantém-se praticamente sequinha ao longo do dia, mas em vez de ter a aparência mate e baça inicial fica com um aspecto mais luminoso e natural, sem textura ou aspecto oleoso, do tipo frigideira. Melhor de tudo é que apesar deste controlo de oleosidade não sinto que resseca a pele, nem a sinto a repuxar. Sinto como se não tivesse nada na pele (talvez porque estou habituada a utilizar base diariamente). Quanto a controlo de oleosidade e duração é a melhor que experimentei até hoje. Chamo aqui a atenção para as peles mais secas - esta base pode ressecar a vossa pele, e evidencia a pele escamada.

Não dura as 16 horas, muito menos as 24 horas, mas aguenta bem, e a pele mantém-se com bom aspecto, sem manchas ou marcas ou acumulação em determinadas zonas (quando a minha pele está mais desidratada já não é tanto assim, noto que após algumas horas fica com um aspecto ressecado e manchado quando se olha de perto, a alguma distância não se nota tanto). Não transfere ou transfere muito pouco.
Costumo usá-la durante 14/15 horas e quando a tiro à noite ainda tenho base no rosto.
Atenção que relativamente à duração e ao aspecto que vai ficando ao longo do dia, no caso deste não ser satisfatório, pode estar relacionado (mais do que possam imaginar) ao estado de saúde da vossa pele. Quando utilizava produtos mais agressivos para tratar o acne (como o peróxido de benzoilo) a minha pele ressecou bastante e as bases, que anteriormente ficavam impecáveis, ficavam com um aspecto horrível, e manchado. Felizmente deixei esses produtos de parte e a minha pele agradece :)

Quanto ao cheiro, tenho lido muitas opiniões que o criticam, dizem cheirar a tinta acrílica, e que o cheiro é bastante forte. De facto tem um cheiro muito característico e que faz lembrar isso (a bourjois 123 perfect também tem esse tipo de cheiro, embora menos notório), mas não acho nada agressivo nem é um cheiro mau... ou seja, não me incomoda. No entanto, para pessoas com maior sensibilidade com cheiros, é algo que deva ter em conta. Aliás, após este tempo todo a utilizá-la, já nem reparo no cheiro - é como se não o tivesse.

Confesso que estava com bastante receio de me "explodir" a cara toda em borbulhas, porque tenho propensão a acne e a minha pele reage mal a certos ingredientes,e também porque a base adere bastante à pele, é de longa duração e utilizo-a durante muitas horas. Após dois meses e meio de utilização diária, e estando quase no final da minha primeira embalagem, penso ter tido tempo suficiente para a pele reagir à sua maneira e retirar conclusões sobre este aspecto, que acho o mais importante de todos.

Depois de um mês a utilizá-la, a minha pele apresentou mais poros obstruídos e mais borbulhas do que até então tinha. Mas isso coincidiu com a introdução de um creme na minha rotina diária (o corrector de manchas da Garnier - fiz primeira review aqui). Não foi da base porque nas primeiras semanas (4) que a utilizei não tive qualquer razão de queixa (nem após parar com o tal creme, que era a razão principal do aumento do meu acne), e houve tempo suficiente para a minha pele reagir antes disso.

Após mais 3/4 semanas a minha pele voltou ao que era, os poros obstruídos diminuíram e as borbulhas secaram e cicatrizaram (com a ajuda de antibacterianos) e continua a melhorar, mesmo usando a Revlon Colorstay tal e qual como antes. Portanto posso concluir que a Colorstay não irrita a minha pele ou causa borbulhas/poros obstruídos.

O principal para evitar poros obstruídos e formação de borbulhas está em retirar completamente a base ao fim do dia, com um desmaquilhante à base de óleo, ou então utilizando azeite virgem extra ou óleo de jojoba (são os dois métodos que mais utilizo e tenho pele oleosa - funcionam lindamente para o efeito e não causam borbulhas/pontos brancos/pontos negros pois são ingredientes naturai e não obstruem os poros).O que faço é massajar cuidadosamente óleo de jojoba ou azeite virgem extra na pele, fazendo movimentos circulares, concentrando os movimentos onde tenho mais pontos negros e poros obstruídos. Depois retiro o óleo com um lenço de papel e de seguida faço a rotina de limpeza normal, com um gel de limpeza e tónico.

Penso que seja por não retirarem completamente a base do rosto que muita gente se queixa que causa acne e poros obstruídos, por isso tenham isso em atenção. Usem um bom removedor de maquilhagem e certifiquem-se que não ficam com qualquer resíduo de base na cara.

A Colorstay passou a ser, sem dúvida nenhuma, a minha base preferida e não pretendo trocá-la ou experimentar outra tão cedo (duvido que haja alguma com as vantagens dela ao mesmo preço). É bastante versátil (pode ir de cobertura leve a pesada) e aguenta impecável durante todo o dia, o que para mim é a grande vantagem dela em relação às outras que experimentei. Além disso consigo adquiri-la por 12/15 euros, o que é bastante razoável para a qualidade que tem.


Swatches e Comparações

Acho que postas todas as minhas considerações sobre esta base, vamos às amostras da cor 150 Buff e comparações com outras bases que tenho:

                                              1 - Catrice Infinite Mat Makeup 01 Light Beige
                                              2 - Vichy Normaderm Teint Nude 25
                                              3 - Revlon Colorstay 150 Buff
                                              4 - Bourjois Healthy Mix nº52


Relativamente à comparação com a 180 Sand Beige, já que podem ajustar-se aos mesmos tons de pele (NC 20-25), podem ver nos links seguintes:  aqui e aqui.

Espero que apesar de longo, este post vos tenha sido útil :)

1 comentário:

  1. Eu to muito feliz com essa resenha!
    Estava com muitas dúvidas se comprava a base da revlon ou da maybelline, mas não pela marca e sim pelos fatores. Me preocupo muito se uma base é comodogenia, se tem ingredientes que dão alergia ou cheiro... e voce tirou todas as minhas duvidas!! muito obrigada!!

    ResponderEliminar