sábado, 31 de janeiro de 2015

Review | Triacneal da Avène - Tratamento p/ Acne e Manchas



O Triacneal da Avéne é um tratamento para a acne (imperfeições severas) para ser utilizado durante a noite. O que tem de diferente é que na sua composição tem 6% de ácido glicólico e 0,1% de retinaldeído (um componente que na pele se transforma em ácido retinóico - vitamina A). Perante a descrição do produto parece muito semelhante ao Effaclar Duo (fiz review dele aqui), mas tendo em conta a composição tão diferente, diria que não terá exactamente os mesmos efeitos. O Triacnéal, além de conter um exfoliante químico que alisa a pele (ácido glicólico - AHA), contém um derivado do ácido retinóico, que juntos potenciam a atenuação de manchas e marcas, e actuam igualmente sobre as imperfeições da pele. Apesar disso estes dois ingredientes têm muito mais benefícios que isso:


Ácido Glicólico:
  • É hidratante e promove uma leve exfoliação da pele
  • Acelera a renovação celular
  • Aumenta a estrutura da derme, da epiderme e do colagéneo
  • É bastante eficiente para reverter os danos causados pelo acne (cicatrizes e manchas)
  • Trata o fotoenvelhecimento cutâneo, melhora a textura e a coloração da pele e diminui as rugas
  • É dos ácidos com melhor absorção pela pele pela sua menor estrutura molecular
  • Ajuda na penetração de outros produtos na pele
Retinaldeído:
  • Tem uma estrutura semelhante ao ácido retinóico, que é uma das formas da Vitamina A. Na verdade é um percursor desse ácido, porque o retinaldeído transforma-se fisiologicamente em Vitamina A quando aplicado na pele.
  • É utilizado no tratamento do fotoenvelhecimento da pele (pele sem elasticidade, manchas e rugas)
  • Reduz as rugas e aspereza da pele, obtendo resultados eficazes equivalentes ao ácido retinóico, contudo é melhor tolerado e causa menos irritação
  • Ajuda na renovação celular
  • Trata infecções inflamatórias da pele
  • Torna a pele mais elástica e aumenta a sua espessura
  • Estimula a formação de colagéneo, reorganiza as fibras elásticas danificadas pela exposição solar e melhora a irrigação sanguínea da pele
O que diz a marca:
Combate as imperfeições severas da pele, alisando-a. Sem parabenos.

Os seus Benefícios:
Anti-irritante: A Effectiose® , inovação patenteada, limita o afluxo de substâncias irritantes ao nível do folículo pilo-sebáceo.
Purificante: Graças ao efeito peeling de superfície do ácido glicólico.
Alisante: Graças ao retinaldeído que limita a formação das imperfeições da pele e previne o aparecimento de marcas residuais.
Suavizante: A Água termal de Avène, suavizante e dessensibilizante, proporciona uma imediata sensação de suavidade à pele. 

TriAcnéal é especialmente indicado para as peles de tendência oleosa que apresentam imperfeições severas.

Ingredientes:
WATER (AQUA). CETYL ALCOHOL. CYCLOMETHICONE. POLYSORBATE 60. GLYCOLIC ACID. AVENE THERMAL SPRING WATER (AVENE AQUA). SD ALCOHOL 39-C (ALCOHOL DENAT). POLYMETHYL METHACRYLATE. SODIUM HYDROXIDE. CETEARYL ALCOHOL. ARGININE HCL. BHT. CETEARETH-33. DIMETHICONOL. FRAGRANCE (PARFUM). POTASSIUM SORBATE. RED 33 (CI 17200). RETINAL. UNDECYL RHAMNOSIDE.

O meu tipo de pele: Oleosa com imperfeições. Acne maioritariamente comedonal. Poros obstruídos, pontos negros, manchas de acne. Inflamações ocasionais.

Porque o comprei:
O Triacneal chamou-me a atenção pela sua composição, que é bastante diferente dos restantes produtos que se encontram na farmácia: além de uma percentagem mais elevada de ácido glicólico, tem também um derivado do ácido retinóico (Vitamina A), que em conjunto fazem um peeling quimico à pele, estimulando a sua renovação. A pele renova-se a cada 30 dias (+/-), mas com este produto esse ciclo torna-se mais curto. Isto significa que este produto alegadamente actua com eficácia na desobstrução dos poros, linhas finas e manchas de acne, e foi exactamente por isso que o adquiri. Na altura comprei-o para utilizar em conjunção com o Effaclar Duo - o Effaclar para tratar o acne, e o Triacneal para renovar a pele e atenuar as manchas.

Aplicação:
Devido à sua composição, o Triacneal deve ser utilizado exclusivamente à noite, seguido de um hidratante, pois pode ressecar a pele. Utilizava-o de dois em dois ou três em três dias. Dependendo da pele de cada um, pode ser demasiado forte para ser utilizado todos os dias, e por isso deve haver moderação. Basta uma pequena quantidade, por isso o produto rende bastante.

Embalagem: 
Tubo de plástico com ponta, que facilita o doseamento.


Textura/Cheiro:
Tem um aspecto amarelado, e uma textura cerosa. O cheiro é químico mas muito suave, não incomoda. Deve ser espalhado em pequenas quantidades e de forma rápida, pois tem tendência a esfarelar quando seca. 
Mancha as fronhas das almofadas, mas sai facilmente com a lavagem.


A minha experiência:
  • Em primeiro lugar, devo referir que o Triacneal é um produto forte que deve ser utilizado com moderação, devendo observar-se a reacção da pele com a sua utilização continua. Isto porque ao diminuir o ciclo de renovação da pele, a pele torna-se mais fina e fotossensível. Há pessoas que só utilizam uma vez por semana, outras todos os dias. Nenhuma pele é igual, e deverá ficar ao critério de cada um.
Utilizei-o durante alguns meses, por isso tenho a minha opinião perfeitamente formada. 

Notei que não é eficaz com inflamações activas ou mesmo poros obstruídos. O Effaclar Duo é muito mais eficaz nesse aspecto.

Apesar de não ter notado que fizesse alguma coisa (nem sequer tornou a minha pele mais sensível), o verdadeiro teste surgiu alguns meses depois (cerca de 4 meses), quando parei de utilizar o Triacneal durante 3 semanas. Uma das diferenças mais significativas foi a oleosidade da minha pele. Até aí era um verdadeiro problema, porque a oleosidade da minha pele parecia ser mais espessa, e tinha constantemente a pele a colar ao toque, mesmo 1 hora depois de lavar o rosto e aplicar maquilhagem. Tinha começado a tomar suplementos de zinco na mesma altura, e atribuí essa melhora ao zinco (porque efectivamente é conhecido por melhorar a pele oleosa). Mas 2 semanas depois parei de o tomar, e a pouca oleosidade mantinha-se, e parecia mais fluída (se é que posso aplicar o termo aqui), ou seja, bastava retirar a oleosidade com um papel absorvente e a pele ficava sequinha por mais umas horas. 

Depois disso voltei ao Triacneal durante duas noites consecutivas (não gosto de desperdiçar produtos), e a sensação de pele a colar voltou!!! E esse efeito permanecia mesmo tendo parado com o Triacneal! É frustrante porque a minha pele tinha um aspecto frigideira constantemente, o que me deixa pouco confortável. E nem suportava que o meu namorado me tocasse no rosto por causa disso :-/

Enfim... Descoberta a origem da questão, deixei-o completamente de parte, até porque também me obstrui os poros (também notei melhorias nisso, depois de parar de o utilizar).

Opinião Final:
Tem um conceito e ingredientes activos que me agradam, mas peca pela utilização de ingredientes comedogénicos, como o CETYL ALCOHOL e o CETEARYL ALCOHOL, que são ingredientes derivados de óleos, utilizados como emolientes e para dar consistência.

Por todas as razões apontadas anteriormente, não consegui terminar a embalagem.




3 comentários:

  1. notou diferença nas imperfeições? em quanto tempo

    ResponderEliminar
  2. A minha opinião está bastante clara na revisao que fiz. Não só não notei diferenças, como agravou a oleosidade da minha pele. Não gostei e foi diretamente para o lixi porque não consegui acabar a embalagem,

    Obrigada pela visita. *

    ResponderEliminar