segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Meu Top de Produtos para o cuidado de Pele Oleosa Sensível e Acneica

Hoje trago-vos a indicação dos produtos que mais diferença fizeram na minha rotina diária desde sempre, e que se destacam de todos os outros que já experimentei. A maioria destes produtos foram descobertos nos últimos dois anos, mas sem dúvida que estão claramente no meu TOP.


Nota: eu não utilizo estes produtos todos em simultâneo, trata-se apenas de um apanhado dos produtos que mais gostei de utilizar até agora.

>> Gel limpeza
- Sébium Gel Moussant da Bioderma


Limpa muito bem a pele. Não é agressivo nem a resseca. Não contém ingredientes activos como o ácido salicílico. É um gel básico, sem sabão, mas bastante eficaz no controlo de oleosidade.


- Gel de Limpeza Purificante Normaderm da Vichy

Outro gel igualmente óptimo. Formulado para pele sensível (tal como o anterior), mas ao mesmo tempo tem ingredientes capazes de penetrar nos poros e fazer uma limpeza mais profunda, necessária em peles oleosas com imperfeições. Também não resseca a pele.


- Garnier Active Fruit Energy
Para mim, o melhor gel de limpeza disponível no supermercado específico para pele mista/oleosa. Tem ácido salicílico, em pouca concentração, mas nunca me ressecou ou irritou a pele, como muitos produtos de limpeza para pele oleosa do supermercado fazem. Sem dúvida o meu favorito. Já terminei 3 embalagens e voltaria a comprar. É uma alternativa mais barata aos de farmácia, e tem o mesmo efeito.

- Olay Essencials Refreshing Face Wash - Normal/Dry/Combination Skin

Comprei este gel de limpeza para utilizar de manhã, apenas para tirar os resíduos de oleosidade do rosto. É um gel bastante básico, e que aconselho para quem tem tendência a ter a pele ressecada ou desidratada, quer em situação normal, quer pelo uso de produtos mais agressivos para o acne. É não comedogénico e muito muito suave. Faz o mínimo de espuma, parece que estamos a lavar a cara com água. Lava muito bem, e não resseca a pele. É indicado para pele mista e até para pele seca.


- BIODERMA Sensibio Solução Micelar H2O


É uma água de limpeza e desmaquilhante composta por agentes de limpeza suaves e ingredientes calmantes e descongestionantes. Limpa gentilmente rosto e olhos, eliminando impurezas e maquilhagem, mesmo a mais resistente, embora seja mais complicado com maquilhagem à prova de água. Previne irritações e mantém o equilíbrio cutâneo. Pode ser utilizada nas peles mais sensíveis. Contém extarcto de pepino. Não tem álcool nem perfume e é hipoalergénico. Gosto de utilizar está água quando não utilizo gel de limpeza: depois de desmaquilhar com uma toalhita (uso as toalhitas para pele sensível da marca Dia) quando chego de madrugada a casa, ou de manhã, especialmente no inverno, quando está demasiado frio e fico com preguiça de lavar a cara. Não causa borbulhas, é suave, não arde nem irrita a pele, e não aumenta a oleosidade.
Apesar das opiniões se dividirem e as marcas não dizerem especificamente nas instruções, pessoalmente acho que a água micelar deve ser removida depois da aplicação. É um produto de limpeza como outro qualquer, e como tal tem ingredientes detergentes que servem para limpar a pele (se agitarem a embalagem vão notar espuma a formar-se). Se removo o meu gel de limpeza com água e depois aplico tónico para remover quaisquer vestígios do gel, porque não fazer o mesmo com a água micelar. Sou defensora desta teoria, não só porque tem toda a lógica, mas também porque a minha pele reage com borbulhas pequenas e vermelhas quando não removo a água micelar depois da aplicação.


>> Tónico
- Tea Tree Water da Lush

Óptimo tónico. Tem tea tree e outros ingredientes que purificam a pele, mas é bastante suave e refrescante. Não tem álcool e não irrita a pele. O único contra é o facto de apenas eu ter acesso a este produto online, e contando com portes fica-me a 11 euros a garrafa, o que eu acho caro. Para quem quer uma alternativa caseira mais barata, basta juntar à água engarrafada ou soro fisiológico umas gotinhas de óleo de tea tree (é o que tenho vindo a fazer há mais de um ano).


- Água Tónica Apaziguante da Garnier
Na minha opinião, o único tónico que vi nos supermercados que é verdadeiramente adaptado a peles sensíveis. Não tem perfume, nem álcool. É apaziguante, o que significa que acalma a pele. Limpa muito bem. Sem dúvida o meu preferido no supermercado. Infelizmente temo que tenha sido descontinuado, porque já nem está na página oficial da Garnier Portugal! :-/ É raríssimo (se não impossível) encontrar um tónico de supermercado com estas características e com um preço tão bom! (5 euros) 

- Tónico Vitaminado da Bourjois


É uma segunda/terceira alternativa aos dois anteriores. Tem vitamina C, não tem álcool, tem um cheiro muito suave. Não irrita a pele, nem provoca mais oleosidade.


- Soro Fisiológico



O meu preferido, sem dúvida. Uma óptima alternativa ao tónico, que apesar de não ter ingredientes "xpto" é simples e amigo da pele. Simples muitas vezes é o melhor. Esta é a minha descoberta mais recente e é definitivamente o meu tónico de eleição. Como utilizo outros produtos com ingredientes activos para tratamento de acne, acho que o tónico deverá ser o mais suave possível, e sobretudo sem álcool, e por isso opto por este. Para dar propriedades anti sépticas e antibacterianas junto 2 a 3 gotinhas de óleo de tea tree a 100 ml.
O soro fisiológico é uma solução isotónica, isto é, possui a mesma concentração dos líquidos corporais. Hidrata, descansa, refresca e acalma a pele, diminui a dilatação dos poros e ajuda no processo de diminuição das bolsas palpebrais e olheiras. Diminui a irritação cutânea, podendo ser utilizado depois da exposição solar ou após processos abrasivos, como a exfoliação e limpeza profunda da pele. É comparável à água termal, embora o conceito seja naturalmente diferente e os ingredientes também. Pode ainda ser utilizado como primer com batidinhas na pele - os poros contraem fazendo com que a maquilhagem dure mais tempo. O melhor disto tudo? Custa 0,49 € por 100ml. Também o utilizo de manhã como água de limpeza, em alternativa à água micelar. A vantagem é que ao contrário da água micelar, não necessita de ser retirado com água.


>> Hidratante
- Hydrance Optimale SPF20 Legére (Ligeiro) da Avène



Segundo a marca, este hidratante é adequado a peles normais a mistas e desidratadas. Ao mesmo tempo que hidrata, diz deixar a pele mate. Eu comprei-o pela primeira vez em 2012 na onda de respeitar a sensibilidade da minha pele, e optar por produtos mais hidratantes, em vez de exclusivamente matificantes que tendiam a ressecá-la. Portanto esperava que hidratasse e que matificasse apenas ligeiramente (já que não é especifico para peles oleosas). Mas este produto conseguiu surpreender-me. Apesar de ter a consistência de um creme, pois tem protector solar, é bastante ligeiro e fluido e espalha-se muito bem na pele. Deixa a pele super suave e macia ao toque, e mate. A minha pele, que é oleosa, nunca esteve tão equilibrada, como na altura em que o utilizei (agora apercebo-me disso). Tinha muito pouca oleosidade, muito menos que com qualquer creme matificante que já tinha utilizado (na altura até pus o meu matificante da Bioderma totalmente de parte e foi um castigo para o acabar). A marca diz mesmo que na composição tem cápsulas sebo-absorventes que captam o sebo e matificam a pele. Acabei a embalagem e passado mais de um ano é que voltei a comprar. Neste momento estou a terminar a minha 4ª embalagem. Até agora é sem dúvida o meu hidratante de dia favorito. Acho que o que me desencorajou a recomprá-lo foi mesmo o preço: 20 euros por 40ml (já o vi a 22/23 euros) :O A versão sem SPF é cerca de um euro mais barato (nas farmácias que vi). Deixa a pele sequinha, mate mas hidratada e confortável, mesmo com bb cream ou base por cima.


- Creme matificante da linha MySkin da Essence

Comecei a utilizar este creme matificante há cerca de seis meses e já o terminei, mas enquanto durou não o dispensei. É um complemento à minha rotina diária para quando a minha pele tem tendência a maior oleosidade, como é o caso do verão. Utilizo-o a seguir ao hidratante da Avène. Basta uma pequena quantidade especialmente na minha zona T para controlar a oleosidade ao longo do dia. É um produto bastante eficaz com um preço ainda mais apetecível: 3 euros! Não tem álcool na composição e não me causa borbulhas, o que faz deste produto um verdadeiro achado! O cheiro é muito suave e agradável. Quando me maquilho à noite, dispenso o uso do hidratante da Avène.

- Dramatically Different Moisturizing Gel da Clinique



Um dos melhores hidratantes básicos para pele mista/oleosa que já experimentei (por isso mesmo é que está nesta lista). Hidrata na medida certa, mas ao mesmo tempo não aumenta a produção de oleosidade. Também promete tornar o tom de pele mais uniforme. Aproveitei 30% de desconto numa perfumaria e ficou a 35 euros uma embalagem de 125ml, o que eu acho bastante bom. A minha primeira embalagem durou-me mais de 6 meses com utilização diária (dia e noite). Neste momento estou a utilizar uma embalagem de 100ml que já me dura há 7 meses, e ainda tem produto para mais uns meses (utilizo apenas à noite). Por ser hidratante e não ter álcool na composição, não resseca ou desidrata a pele, mantém-na equilibrada, suave e macia. O único "contra" é não ter protecção solar. Mas isso fá-lo ser adequado para utilização de noite e de dia. A quantidade parece interminável, rende imeeenso. Basta uma pequena quantidade, pois e bastante fluido, e deixa a minha pele hidratada e seca ao toque. Este já conquistou um posto definitivo na minha rotina.
Dica: este gel tem exactamente a mesma fórmula que o M-Gel Lotion (da linha masculina da Clinique), apenas tem um frasco e quantidade diferente. Por isso, se acharem o M-Gel Lotion mais barato, podem considerar adquiri-lo para poupar uns euros ;) - têm de ter em conta o preço por ml para fazerem a comparação correcta.


- Óleo de Jojoba 100% Puro e Orgânico, marca Cattier


O óleo de jojoba é o óleo com propriedades mais próximas do óleo produzido pela pele, por isso pode ser utilizado por todos os tipos de pele sem problemas. Ajuda a hidratar e a reter a hidratação, condiciona a pele de forma natural, e é bem absorvido. É composto por aminoácidos, proteínas e uma substância semelhante ao colagénio. Contém ceramidas, omega 6, vitamina A, B1, B2, vitamina C, E e F. Tem efeito anti-inflamatório, ajuda com a vermelhidão, inflamações e regula a pele - seja ela seca ou oleosa. Nutre e hidrata e limpa os poros, regenera a pele - dá mais firmeza e elasticidade. Reduz e controla o aparecimento da acne, diminui a descamação da pele e remove borbulhas e pontos negros. A lógica de usar um óleo na pele oleosa é que adicionar óleo (um óleo que seja seguro, nada de óleos comedogénicos) a uma pele que só por si já o produz em excesso, faz com que a pele produza menos óleo, pois existe a indicação que já o produziu em quantidade suficiente. Desta forma, é incentivada a produzi-lo em menos quantidade. Costumo utilizá-lo juntando 1 a 2 gotas ao meu hidratante de noite habitual. Assim adiciono valor nutritivo e eficácia ao hidratante de noite pelos ingredientes e propriedades que tem.
Infelizmente deixo de o poder utilizar quando uso produtos para tratamento de acne (com ácido salicilico na composição). Por terem este ácido na composição (que penetra profundamente nos poros e limpa-os, além de promover a exfoliação da pele) aparentemente faz com que o óleo de jojoba penetre fundo nos poros. Resultado: borbulhas inflamadas e daquelas profundas e dolorosas. Também utilizo este óleo para retirar a maquilhagem dos olhos ou para hidratar as cutículas. Pode igualmente ser utilizado no cabelo. Se adquirirem tenham apenas em atenção se é puro, e de preferência orgânico (evitem ao máximo óleo mineral na composição).


>> Tratamento localizado borbulhas


- Óleo de Tea Tree



Diminui a vermelhidão, seca as borbulhas e acelera a cicatrização. Como é antisséptico, desinfecta eliminando as bactérias que estão na pele. Após utilização contínua notei cada vez menos borbulhas a surgirem, e mesmo quando surgiam "atacava-as" logo, evitando que inflamassem demasiado, e elas desapareciam mais rapidamente. No inicio achei que o efeito não era nada demais, comparativamente ao que outros produtos fazem. Mas hoje posso dizer que é o melhor produto anti-borbulhas que já experimentei. É natural, não irrita a pele, nem a deixa com mau aspecto, antes pelo contrário: até ajuda a eliminar as marcas deixadas pela cicatrização. Não é a cura para o acne, mas mantém as inflamações sob controlo. O da imagem custa cerca de 7 euros nas lojas Celeiro Dieta (10ml).


- Dalacin T (solução antibiótica)



Fiz uma review pormenorizada aqui. De facto é bastante eficaz na acne, mas pode ter como efeito secundário deixar a pele mais oleosa. Acho uma boa opção para situações de emergência e mais graves. É um antibiótico, pelo que se aconselha a sua utilização sob a vigilância de um médico. É muito importante hidratar a pele com um hidratante livre de óleo e não comedogénico com a sua utilização para evitar irritações e pele desidratada e ressecada.

>> Outros tratamentos

- Effaclar Duo da La Roche Posay


Segundo a marca: EFFACLAR DUO é um cuidado completo que associa 4 activos para agir sobre os dois sinais principais da pele com imperfeições: Imperfeições localizadas severas: a Niacinamida e a Piroctona Olamina para lutar contra a proliferação das bactérias e eliminar as imperfeições. Poros obstruídos com sebo: a associação LHA/ Ácido Linoléico para desincrustar os poros eliminando as células mortas responsáveis pela obstrução. Estes activos são associados à água termal da La Roche-Posay apaziguante e anti-irritante para reduzir as vermelhidões. Fórmula sem parabenos. Os poros são purificados. As imperfeições, mesmo as severas, desaparecem. A pele fica limpa, lisa. Reequilibra-se de forma duradoura para recuperar as qualidades de uma pele saudável.

É um produto muito bom e que cumpre o que promete. Provavelmente foi o produto que fez mais diferença no meu grau de oleosidade. Além disso, como vou tendo borbulhas ocasionalmente, ajuda a acelerar o processo na sua eliminação e posterior prevenção. Utilizei uma embalagem há dois anos e só o voltei a comprar há uns meses, no entanto nessa altura notei uma grande melhoria na aparência da minha pele e com apenas duas semanas de utilização, notei diferenças significativas. O controlo de oleosidade foi a maior diferença que notei. Também notei os poros mais fechados e diminuição dos pontos negros. Acelera o processo da secagem e cicatrização das borbulhas e diminuiu as marcas, já que faz uma microexfoliação da pele.
Como disse, voltei a comprá-lo porque é um produto excelente e não é por acaso que é bastante falado por centenas de pessoas na internet. Pressupõe uma utilização continua para começar a ver resultados (mínimo de 4 semanas, pois é o ciclo normal de renovação da pele) e para os manter. Utilizo-o apenas à noite porque é a altura que a pele melhor assimila os produtos, devido à renovação celular que acontece durante o sono, e porque utilizar dia e noite parece-me demasiado. Com 4 semanas de utilização notei a minha pele mais macia, menos texturizada, mais uniforme e uma redução significativa dos poros obstruídos, pontos negros e borbulhas. Também pode ser utilizado como tratamento localizado das borbulhas e para tratar cicatrizes e manchas de acne. Fiz review completa aqui.


- Sébium Global da BIODERMA



A par com o Effaclar Duo, este é mais um produto excelente e que produziu óptimos resultados na minha pele. Tal como o nome indica é um cuidado global, que actua sobre borbulhas, pontos negros e manchas/cicatrizes deixadas pelo acne. A marca indica que a sua fórmula recria biologicamente o sebo de uma pele saudável, regulando o seu perfil lipídico. Combina ingredientes activos dermatologicamente reconhecidos de forma a garantir acção sebo-reguladora, queratolítica, anti inflamatória e anti P.Acnes (bactéria causadora do acne). Tem também uma acção hidratante de longa duração e respeita a pele sensibilizada, garantido tolerância e eficácia. 
Decidi experimentar este produto depois de terminar uma embalagem do Effaclar Duo, e entretanto já terminei duas embalagens. É de facto um excelente produto, que cumpre o que promete. Utilizo-o antes dos hidratantes de dia e noite (apesar disso pode ser utilizado como hidratante). Noto que é eficaz e rápido a tratar as borbulhas inflamadas, e limita a formação de poros obstruídos. A pele mantém-se com aspecto saudável e com textura lisa. Notei também diferença nas marcas vermelhas deixadas pelo acne, desaparecem em menos tempo. Recomendo muito!

Deve-se usar e abusar de protector solar, mas ainda não achei o "tal", daí não ter mencionado nenhum produto desse género aqui (tirando o hidratante da Avène, que tem SPF20.



11 comentários:

  1. Como tónico só utilizo o Soro Fisiológico, e adoro absolutamente. Retira bem a sujidade, oleosidade da pele e não irrita de todo e podemos encontrar a um preço maravilhoso.

    Já utilizei Dalacin T para a localização das borbulhas e não gostei do seu efeito...o que utilizo é pasta dos dentes para secar bem, depois desinfeto com o soro fisiologico e deixo estar ao natural e em 1/2 dias fico sem borbulha :)

    Parabéns por este post.

    http://morningdreamsfree.blogspot.pt/

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Neste momento também é o que utilizo actualmente, nem sequer sinto necessidade de ver outros tónicos porque na verdade o soro é tudo aquilo que procuro num tónico :)

    Obrigada pela visita. Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Olá :)
    taguei-te na Liebster Award TAG! Se quiseres responder, passa pelo meu blog :)

    Beijinho grande

    http://morningdreamsfree.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Acho que vou experimentar alguns dos produtos!
    Gostei do blog, a seguir!
    Visita o meu e se gostares, segue pf. Obrigada :)

    sofiapintomakeup.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. adorei algumas sugestões que deixaste e eu não conhecia, ja que tenho a pele super oleosa. os cremes da avéne acho que são os melhores, tenho me dado muito bem

    beijinhos querida
    Chic Diary

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback. :)
      Pois, por ter a pele oleosa, sensível e acneica (combinação bombástica -.-'), já experimentei muita coisa e é dificil achar produtos adequados.

      Beijinhos ***

      Eliminar
  6. tou encantada com este teu post - 5* mesmo!! :)

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde! Antes de mais este post é uma grande ajuda e está muito bem conseguido! Além de já ter começado a usar o soro fisiológico como tónico estou tentada a comprar o hidratante da clinique e o oleo de jojoba. Porém fiquei com uma dúvida...As gotas que diz adicionar ao hidratante é 2/3 gotas nos 100ml do produto ou é 2/3 gotas por noite de cada vez que aplica o hidratante ? Obridada!

    ResponderEliminar
  8. Olá! Obrigada pela visita e pelo comentário! ;)

    Quando misturo o óleo de jojoba ao hidratante, coloco 2 a 3 gotas em cada utilização (normalmente utilizo um pump de hidratante), até porque gosto de utilizar o hidratante sozinho noutras situações (como por exemplo quando me maquilho à noite, ou de dia, antes do protector solar, quando a minha pele precisa de mais hidratação).

    Para fazer o tónico de tea tree, é que misturo 2 a 3 gotas de óleo de tea tree aos 100ml de soro fisiológico.

    ResponderEliminar