segunda-feira, 8 de julho de 2013

Preparação de Pele para o Verão/Calor - Pele Oleosa e Acneica

Hoje venho falar-vos da minha rotina de pele quando quero um look mais "cuidado" e que a minha pele aguente com calor. Esta rotina foi devidamente testada agora nestes dias em que tem estado um calor verdadeiramente infernal. Estive numa cerimónia no exterior durante duas horas com quase 40º de temperatura, por isso acho que passou no teste :) No final só tinha uma ligeira oleosidade nos cantos do nariz, nada de especial...

1) Limpeza
Utilizo o meu gel de limpeza habitual, e que já falei aqui no blog: o gel da Garnier - Active Fruit Energy. Poder ser encontrado em qualquer supermercado. É ficaz na limpeza e não resseca a pele, além de ter um cheiro maravilhoso!

2) Tónico 
Como tónico utilizo soro fisiológico com umas gotinhas de óleo de tea tree adicionadas (2 a 3 por 100 ml). É um tónico bastante suave e amigo da pele, mas eficaz e barato (0,49 €/100ml).

3) Hidratante e Matificante
Utilizo o Hydrance Optimale UV Lègere da Avène com SPF20 como hidratante e protector solar. Este hidratante matifica só por si, mas em época de maior calor, ou em que a minha pele está mais oleosa, preciso de uma ajuda extra, e é aí que entra o Matificante MySkin da Essence. Controla muito bem a oleosidade, é fantástico! O segredo é utilizar a mínima quantidade apenas nas zonas mais oleosas. Se se aplicar uma quantidade normal para um hidratante, o efeito de controlo de oleosidade não é satisfatório...
Se for à noite dispenso o hidratante da Avène, pois não preciso da protecção solar. 



4) Primer
Como primer, utilizo o Magix da Avon. Eu não confiava no controlo de oleosidade deste primer que toda a gente falava até encontrar algo que o fez funcionar. Só com a utilização dos produtos de hidratação referidos acima é que este primer funciona bastante bem em controlar a oleosidade. Só o utilizo se precisar mesmo de um controlo de oleosidade infalível e duradouro. Também tem SPF20, o que é um bónus. Disfarça muito bem os poros e torna a aplicação de maquilhagem muito mais uniforme.


5) Base
A minha base preferida de todas é sem dúvida a Revlon Colorstay para pele normal a seca. Tem melhor controlo de oleosidade que a versão para peles oleosas (parece estranho mas é o que noto na minha pele), mas a sua textura não é evidente na pele, e tem um acabamento mais natural. Tem igualmente boa cobertura. Fiz review pormenorizada aqui. Foi a que melhor funcionou com a minha pele de todas as bases que experimentei até agora. Quando quero uma aparência mais cuidada é a base que escolho.
6) Corrector
No Verão dispenso muitas vezes o uso de corrector, até porque a base cobre o suficiente para mim, e não quero estar a empilhar produtos na minha pele. Para as olheiras uso o Stay All Day da Essence, que ando a tentar terminar. Não dá quase cobertura nenhuma, mas é suficiente, além da cor dar também alguma luminosidade por ser tão clarinha. Também uso o primer de olhos da Essence como corrector. Nas borbulhas, prefiro não usar nada, deixo estar apenas com a base. Não quero que a maquilhagem fique demasiado evidente, por isso dispenso o uso de corrector nessas áreas.

7) Pó Translúcido
Como tenho pele oleosa, preciso sempre de um toque de pó para fixar a maquilhagem e fazer com que dure mais tempo sem ficar oleosa. Para dias de maior calor, prefiro um pó translúcido a um compacto, porque absorve melhor a oleosidade, apesar de ter tendência a ficar com um aspecto mais "empoeirado" logo após a aplicação (que depois acaba por desaparecer).
Tenho usado o Prime and Fine da Catrice, que comprei para experimentar, mas o meu favorito é o da Essence. Uma embalagem dura meses e meses!


8) Papéis para absorver oleosidade
Para absorver alguma oleosidade durante o dia, e ficar novamente com a pele mais matificada e com aspecto cuidado, ando sempre com estes papelinhos na carteira. Não gosto de retocar com pó, simplesmente porque não quero sobrecarregar a pele e andar a "empilhar" produto, além de ficar com um aspecto mais artificial. Comprei 100 folhas no ebay por cerca de 0,70 €:




Sem comentários:

Enviar um comentário