terça-feira, 8 de janeiro de 2013

[Review] Base Bourjois 123 Perfect

Depois de ter visto um vídeo de uma das minhas gurus favoritas no YouTube, com uma review bastante completa da base Bourjois 123 Perfect, assim que a vi à venda na Perfumes & Companhia tive o impulso de a comprar. Os 20% de desconto também contribuíram para a decisão da compra.


Foi o último lançamento da Bourjois em termos de base e promete corrigir as imperfeições, para uma tez perfeita, com acabamento semi-mate, tipo "segunda pele".

Segundo a marca contém três pigmentos correctores:
- Amarelo - anti-olheiras
- Cor de malva - para avivar a tez baça
- Verde - para neutralizar vermelhidões

Fornece 24 horas de hidratação, contém SPF 10 e o extracto de flor de algodão proporciona hidratação e anti-brilho. Não comedogénica. 16 horas de duração na pele. 
Preço: 18 euros, embalagem de vidro com doseador, 30 ml

Já tinha ouvido falar bastante das bases da Bourjois, principalmente a famosa Healthy Mix, que também estava curiosa para experimentar, mas segundo as reviews que li não me parecia adequada ao meu tipo de pele e ao que eu procurava numa base.

A minha pele: oleosa, sensível, com imperfeições, manchas de pigmentação e alguma vermelhidão.

O que eu procurava numa base: Cobertura média, sem efeito máscara, acabamento mate, longa duração, não comedogénica.

A minha opinião:
Coloquei comentários actualizados em itálico porque entretanto a minha pele mudou um bocadinho e, consequentemente, a minha opinião também. :)

Posso dizer que tenho uma relação amor-ódio com esta base. 
- Em primeiro lugar, sejam os tais pigmentos golpe de marketing ou não, de facto a base uniformiza o tom de pele, atenua as vermelhidões e disfarça as borbulhas e olheiras. Não sinto necessidade de usar corrector, mas também não sou daquelas que procura cobertura opaca total. Digamos que tem uma cobertura média.

- No inicio pareceu-me bastante líquida, ao contrário do tester que estava disponível na loja, mas depois ganhou uma consistência mais espessa. É facil de espalhar e seca depressa, mas dá tempo para trabalhar com ela.

- Tem um acabamento mate, não sinto necessidade de usar pó. Já experimentei por pó e não funciona, dá um aspecto demasiado "estuque" e empoeirado, a não ser que a aplicação do pó seja feita após algum tempo de uso, quando os primeiros brilhos começam a aparecer na pele. - depende muito do pó que utilizamos. Pó translúcido e sobretudo em demasia fica horrível. Convém ter uma mão leve na aplicação, e ter muito pouco pó no pincel. O Rimmel Stay Matte é o pó que para mim funciona melhor.

- Não se sente na pele.... A pele fica bastante macia ao toque e com um aspecto uniformizado.

- Já experimentei várias maneiras de a colocar: mãos, esponja (tipo beauty blender) e pincel (powder brush da elf). A minha preferida é sem dúvida nenhuma a esponja tipo beauty blender. Dá um aspecto super natural e uniforme, espalha bem a base na pele, e adere facilmente. Devo dizer que a base dura mais tempo na pele com este método. No dia-a-dia, quando estou com mais pressa, aplico com os dedos e também aprecio o resultado. Com um pincel dá maior cobertura, e prefiro aplicá-la com um quando tenho mais imperfeições.

- Não acho que a cobertura possa ser "construída" por camadas. Aliás, se usar demasiada base fica demasiado evidente e com efeito "estuque", tenho sempre bastante cuidado para não exceder na dose. Quando uso os dedos uso no máximo 1 "pump" e meio, quando com a esponja 2 "pumps".

- Comparativamente a outras bases tem uma duração aceitável. Não dura as 16 horas na minha pele, mas também não existem milagres. Dura talvez umas 6 horas na pele (ou menos). É necessário passar papel para absorver a oleosidade ao longo do dia, mas é algo a que estou habituada, apesar de com esta base tenha menos necessidade disso. Costumo aplicá-la às 8h da manhã, e à noite (22h) ainda tenho base na pele. (relativamente a este aspecto tenham por favor em conta que tenho a pele bastante oleosa, nas alturas em que a minha pele tem a produção de óleo mais regulada dura talvez umas 9/10 horas e só tenho de retirar a oleosidade com um papel absorvente uma vez durante todo o dia, e nem sai muita oleosidade, é só um ligeiro brilho, bastante normal neste tipo de pele)

- Um grande defeito que acho nela é o facto de evidenciar as partes mais secas da pele, daí não a aconselhar para pele seca. Usei-a durante o tempo que usei peróxido de benzoilo e notei a pele a repuxar... Com peles normais a mistas acho que funciona melhor.  Aconselho a utilizar um bom hidratante antes da base. 

- Apesar de a ter utilizado até ao fim (não me causou borbulhas ou alergia) e achar que é uma base aceitável para o dia-a-dia, não voltaria a comprar. Apesar da fórmula e acabamento mate, deixa transparecer a oleosidade com poucas horas de uso (cerca de 2h depois já começa a surgir oleosidade no nariz), e além disso a cor oxida na pele, tornando-se mais escura após a aplicação, mas nada de alarmante! E não é apenas o brilho que surge, a pele fica também com um toque oleoso (que dispenso, obrigada.) - isto acontece nas alturas em que tenho a pele muito oleosa; actualmente com a minha nova rotina de rosto, a situação mudou completamente de figura, quase não transparece oleosidade nenhuma durante o dia. Só não a voltei a comprar porque prefiro a Revlon Colorstay que tem maior duração na pele.

- Tem mais cobertura que a Healthy Mix (review brevemente aqui no blog), no entanto prefiro mesmo a Healthy Mix porque dá aquele aspecto bastante saudável à pele (tem um subtom mais amarelo), perfeito para o dia-a-dia! - a Healthy Mix é uma má escolha para peles muito oleosas, porque não tem qualquer controlo de oleosidade. É sim uma base com acabamento super natural e perfeito para o dia-a-dia. Cobre o suficiente, dá viço à pele, mas sem sensação de oleosidade. Recomendo bastante para peles normais a mistas. Para peles muito secas, terão de usar um bom hidratante antes, porque ao fim de uma horas pode evidenciar pele escamada.

- Comprei-a na cor 52 (Vanilla), que é a mais clara disponível nas lojas aqui em Portugal, no entanto lá fora encontram também a cor 51 (Vanilla Clair). Acho a 52 escura para o meu tom de inverno, mas consigo usá-la na mesma. No entanto, caso tivesse disponível compraria a 51 sem pestanejar...

Espero que a minha review vos seja útil :)




3 comentários:

  1. Olá, dizes que mudaste a tua rotina, gostava de saber como. Tenho a pele exactamente como tu e agora no verão é uma chatice! Já exprimentei limpa, hidratar, TUDO, e cada vez fico com mais óleo na pele!
    Se pudesses partilhar eu agradecia :)
    Obrigada *

    ResponderEliminar
  2. Olá! Obrigada pela visita e pelo teu comentário!

    Gostava de responder concretamente à tua pergunta, mas este post é de 2013, e desde então já fiz várias alterações à minha rotina. Inclusivé fiz um tratamento ao acne, que me tirou completamente a oleosidade do rosto, mas 2 meses depois de terminar o tratamento, a oleosidade voltou. E neste momento é a minha principal preocupação porque as borbulhas foram-se, felizmente ;)

    Desde este post que tenho escrito vários posts a falar sobre produtos da minha rotina. Os que talvez fizeram maior diferença foi o Effaclar Duo da La Roche Posay e o Sebium Global da Bioderma. São dois hidratantes específicos para pele oleosa que podem ser utilizados dia e noite, e que controlam muito bem a oleosidade. Outro também muito bom, embora não seja propriamente hidratante mas que é suficiente para o dia nas peles oleosas é o Sebium Pore Refiner. Aconselho é depois durante a noite não usar este, mas outro que realmente hidrate, para compensar. Já o aconselhei a algumas amigas, e tive muito bom feedback em relação ao controlo de oleosidade. Caso queiras experiemtar, podes ir ao facebook da Bioderma Portugal e pedes amostras dos produtos que queres experimentar da marca. Eles enviam-te por correio ;) Foi o que fiz quando quis experimentar o Pore Refiner. Como só pedi este enviaram-me 8 amostras deste mesmo produto!

    Este produtos controlam a produção de oleosidade sim. Mas muito honestamente nunca nenhum produto fez o milagre (ainda por cima no verão) de me deixar a pele completamente seca e sem oleosidade durante todo o dia. E por isso desistir de procurar esse "produto milagre". O que faço é ver que produtos ajudam a minimizar o problema. A oleosidade vai sempre aparecer, infelizmente nós, as meninas de pele oleosa, temos de aceitar isso. :-/ Além disso eu uso maquilhagem diariamente, o que por vezes dificulta ainda mais o controlo da oleosidade.

    Actualmente, e porque uso protector solar todos os dias, o que eu faço é usar o Pore Refiner e a seguir o Capital Soleil Toque Seco da Vichy, e não uso hidratante durante o dia. Tenho notado a pele muito menos oleosa. Caso apareça alguma oleosidade, utilizo aqueles papelinhos que absorvem o excesso de oleosidade...À noite, e para compensar, depois de tirar muito bem a maquilhagem utilizo um gel hidratante (uso o Gel da Clinique), mas podes usar um qualquer hidratante que funcione contigo :)

    Espero ter ajudado de alguma forma. *

    ResponderEliminar
  3. Olá ! Amei essa base
    Qual site você comprou ?
    Obrigada

    ResponderEliminar