terça-feira, 4 de setembro de 2012

[Review] Protector Solar HYSÉAC SPF 50+ da URIAGE - Peles Mistas e Oleosas

Foi apenas há alguns meses atrás que me apercebi do quão é importante proteger a nossa pele contra os efeitos nocivos do sol, ainda mais importante quando temos uma pele sensível e com grande potencial de pigmentação, o que é o meu caso. 

Eu nunca gostei das minhas sardas, e no Verão, com o sol ficavam ainda mais evidentes. Eu sabia que o sol causava esse tipo de consequência, mas por pura estupidez/ignorância nunca fiz nada para o evitar, a não ser por protector solar para o corpo na cara, e muito de vez em quando. Também nunca fui alertada para a importância da utilização do protector solar diariamente durante todo o ano, pensava eu que apenas precisava no verão.. Engane-se quem pensa assim. 

O protector solar deve fazer parte da rotina diária de qualquer pele, para a proteger, prevenir o envelhecimento precoce causado pelo sol, e as tais manchas de pigmentação - que podem ser sardas ou aquelas manchas castanhas escuras que ficam no lugar das borbulhas (grrrr!). E já não há desculpa para quem tem a pele "assim ou assado", porque neste momento existem protectores solares adequados para todos os tipos de pele, que não contém óleo ou ingredientes irritantes, no caso de peles mais sensíveis. 

Bom, feita a introdução, vamos passar à review:

O meu tipo de pele: oleosa, com tendência a acne, sensível.

O que procuro: Protector solar com alto FPS, para uso diário, sem óleo, adequado a pele sensível e com efeito matificante.



Confesso que esta compra foi feita por puro impulso. Já tinha andado a ler bastantes reviews de bons protectores solares que se adaptavam às minhas necessidades, mas este não foi um dos mais referidos. Aliás, não me lembro de o ver referido em nenhuma das reviews que li... Mas li a embalagem e pareceu-me adequado. Este é o meu primeiro protector solar de rosto.

Custou cerca de 15 € numa loja Well's do Continente.

O que a marca diz:

Propriedades
Os Fluidos Solares Hyséac SPF30 e SPF50+ asseguram uma protecção solar muito eficaz, completamente adaptada à pele mista a oleosa com tendência acneica. Oferecem protecção UVA UVB de alta performance graças a um novo complexo filtrante – sem octocrileno. Têm um efeito matificante graças ao Extracto de Licorice, que limita o excesso de sebo e previne o aparecimento de novas imperfeições. Muito hidratantes, estes produtos apresentam texturas fluidas e não oleosas, totalmente adaptadas à pele mista a oleosa. 

Vantagens
  • 2 indices de protecção elevados : SPF30 e SPF50+.
  • Texturas fluidas e invisiveis.
  • Não deixa película oleosa.
  • Perfume muito agradavél. 

Conselhos de utilização
Aplicar em quantidade generosa e homogénea, antes da exposição solar. Diarimente, aplicar de manhã.
Renovar a aplicação de 2 em 2 horas.

A minha opinião:

- Contém perfume, mas o cheiro não é mau. Desaparece ao fim de alguns minutos após a aplicação.
- Não contém óleo e é hipoalergénico.
- Tem protecção UVA e UVB - e protege mesmo. Não tive nenhuma queimadura/vermelhidão, e as minhas manchas não ficaram mais escuras (utilizei sempre que fiz praia).
- A textura é branca e cremosa, bastante característica dos protectores solares. 
- Deve aplicar-se uma quantidade generosa para que assegurar uma protecção adequada. 
- Não é de muito fácil absorção, tenho de espalhar bem o produto durante algum tempo para que a pele o absorva convenientemente. 
- Deixa um aspecto esbranquiçado na pele, principalmente se usarmos a tal "quantidade generosa" e se não massajarmos bem o produto na pele.
- Não deixa um aspecto mate na pele, nem sequer a matifica ao longo do dia ou segura a oleosidade. A sensação é de pele oleosa... Portanto não concordo com a marca quando esta diz que "não deixa película oleosa", antes pelo contrário, a pele fica com um toque oleoso e com bastante brilho.
- Não consigo utilizá-lo na minha rotina diária com maquilhagem (base liquida), nem sequer experimentei. Bastou ver o seu comportamento só por si, para perceber que com maquilhagem por cima esta ia simplesmente derreter e tornar-se numa "nhanha" oleosa.
- Apenas o utilizei em dias de praia e em dias em que não utilizei maquilhagem (apenas pó compacto por cima para dar um toque de cor e matificar) mesmo assim fiz um grande esforço para o utilizar porque não gosto de deixar produtos de lado, ainda por cima por este preço (a não ser que me causem reacção alérgica).

Já vi boas reviews deste produto, mas para mim foi uma péssima compra e um grande arrependimento. Já está mais do que sabido que compras por impulso dão sempre mau resultado para mim.

Desta feita, estive já de olho na blogosfera, e os mais recomendados para o meu tipo de pele e para o que procuro são:
- Minesol Oil Control da ROC, que na Europa foi substituido pelo Soleil Protexion + SPF 30 Fluide Anti-Brilhance
- Vichy Capital Soleil Toque Seco

A minha próxima opção (agora bem ponderada) vai ser um destes :)